03/07/2011 – Nascimento de crianças está em queda em grandes favelas do Rio

03 de julho, 2011

(Folha de S.Paulo) O número de crianças com até quatro anos de idade já está em queda em grandes favelas cariocas, como Rocinha, Alemão e Maré, de acordo com dados do IBGE. Em artigo, Antônio Gois aponta que “o aumento da escolaridade feminina é uma provável explicação, pois é altamente correlacionado com a queda da fecundidade”. Para o jornalista, “com mais instrução, crescem as perspectivas profissionais e a capacidade de planejar melhor a gravidez”. Abaixo, trechos do artigo:

“Ainda não é possível saber se a tendência é verificada nas demais favelas, e não significa que elas já pararam de crescer, mas é sintomático que tenha ocorrido, pela primeira vez, nas três maiores.”

“Do início dos anos 1990 ao final da década passada, o percentual de mulheres em idade fértil analfabetas funcionais caiu de 27% para 10%. O índice das que completaram o ensino fundamental cresceu de 37% para 70%.”

“Mesmo em favelas -como provaram os demógrafos José Eustáquio Alves e Suzana Cavenaghi-, mulheres que completaram o ensino fundamental já tinham, em 2000, fecundidade inferior à média de dois filhos.

Sabe-se que a escolaridade feminina tem efeitos positivos também sobre a mortalidade infantil e o desempenho de crianças na escola.”

Leia na íntegra: Malthus e as favelas, por Antônio Gois (Folha de S.Paulo – 03/07/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas