17/02/2011 – Dilma e Obama debaterão igualdade de gênero em encontro (Terra)

17 de fevereiro, 2011

(Portal Terra) A presidenta Dilma Rousseff e o presidente norte-americano Barack Obama incluirão assuntos relativos à promoção da igualdade gênero em seu encontro em março.

Embaixadora Melanne Verveer e Ministra Iriny Lopes debatem visita de Obama

“A ideia é fortalecer e ampliar a cooperação na área da mulher”, declarou um porta-voz, após a reunião em Brasília entre a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, e a embaixadora especial para Assuntos da Mulher Americana, Melanne Verveer.

Fortalecer a cooperação bilateral na área das mulheres

A funcionária norte-americana – terceira autoridade do governo Obama a visitar o Brasil neste ano – chegou ao país para fortalecer a troca de experiências em assuntos relativos à mulher e à igualdade de gênero.  

A ministra Iriny Lopes e Melanne Verveer  decidiram nesta quinta-feira ampliar um memorando de entendimento assinado em 2010 pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e pelo ex-chanceler brasileiro, Celso Amorim, a fim de fortalecer a cooperação bilateral na área das mulheres. O objetivo é “eliminar a discriminação contra a mulher e alcançar uma igualdade plena de gênero”, segundo um comunicado da secretaria.

Bolsas de estudo de pós-graduação para jovens pesquisadoras

Além disso, Melanne Verveer ofereceu 10 bolsas de estudos para pós-graduação em universidades dos EUA a jovens pesquisadoras brasileiras dedicadas às áreas de engenharia, matemática, física e informática. Melanne também disse estar “impressionada” com o fato de Dilma ser a primeira mulher a chegar à Presidência no Brasil, o que considerou “muito importante” para que o país avance rumo a uma verdadeira igualdade de gênero.

Durante sua estadia no Brasil, que termina na sexta-feira, Melanne visitará uma delegacia que atende exclusivamente casos de violência de gênero e irá a Pernambuco, onde se reunirá com representantes de grupos não-governamentais e empresários.

Leia na íntegra: Dilma e Obama debaterão igualdade de gênero em encontro (Terra – 17/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas