30/07/2010 – IBGE … Se você for LGBT, diga que é!

30 de julho, 2010

No Censo Demográfico 2010, pela primeira vez o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contar também casais homossexuais em todo o território nacional. Por isso, a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) está promovendo uma campanha com o seguinte slogan: “IBGE … Se você for LGBT, diga que é!”

A proposta do IBGE é levantar informações atualizadas sobre a sociedade brasileira nos últimos anos. “No passado nós só perguntávamos se eram cônjuges. Hoje nós abrimos para cônjuge do mesmo sexo e cônjuge de sexo diferente”, explica o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

Só serão contabilizados os casais homossexuais que declararem, no questionário de perguntas, que moram no mesmo domicílio em união estável. O coordenador técnico do censo do IBGE, Marco Antônio Alexandre, esclarece que o objetivo não é revelar o percentual homossexual da população brasileira, até porque nem todos vivem em união estável.

“Quando os(as) recenseadores(as) baterem em sua porta e você for “casado(a)” com uma pessoa do mesmo sexo, diga que é. É importante que nós  ativistas e governo tenhamos dados concretos para construirmos políticas públicas”, disse Toni Reis, presidente da ABGLT.

Em 2007, a contagem realizada pelo IBGE em algumas cidades, identificou 17.560 pessoas que declararam ter companheiros do mesmo sexo. Desse total, 9.586 homens se declararam cônjuges de companheiros do mesmo sexo, o mesmo ocorrendo em relação a 7.974 mulheres.

Saiba mais acessando: http://www.abglt.org.br/port/ibge.php

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas