Aborto nos EUA: mapas interativos mostram como restrições estão aumentando no país

Foto: Fibonacci Blue/ Flickr

Mais de 10 mil manifestantes pelo direito ao aborto marcharam no Capitólio de Minnesota para exigir que o aborto permaneça legal em Minnesota e para protestar contra uma recente decisão da Suprema Corte dos EUA que efetivamente tornou o aborto ilegal em muitos estados. Foto: Fibonacci Blue/ Flickr

03 de julho, 2023 BBC News Brasil Por Valentina Oropeza Colmenares

O mapa de acesso ao aborto nos Estados Unidos mudou drasticamente no último ano.

Dos 50 estadosCinco estados aplicam restrições leves, enquanto em 20 estados, além de Porto Rico e Washington DC — respectivamente, um território americano e a capital federal dos EUA —, o aborto é legal mesmo em estágios avançados de gravidez ou sem limites de semanas de gestação. que compõem o país, 14 proíbem completamente o aborto, segundo o Abortion Finder, um diretório de serviços de saúde sexual e reprodutiva nos Estados Unidos.

Outros 12 impõem restrições em um intervalo que vai da 6ª à 26ª semana de gestação, além de limitações no acesso a serviços de aborto.

Em oito deles, a proibição absoluta ou severa permanece bloqueada por decisões de juízes federais.

Cinco estados aplicam restrições leves, enquanto em 20 estados, além de Porto Rico e Washington DC — respectivamente, um território americano e a capital federal dos EUA —, o aborto é legal mesmo em estágios avançados de gravidez ou sem limites de semanas de gestação.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas