Brasil tem 40 partos prematuros por hora

14 de novembro, 2014

(Unicamp, 14/11/2014) O dia 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial da Prematuridade, para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, 340.000 bebês nasceram prematuros só em 2012, segundo dados do Sistema de Informações de Nascidos Vivos, do SUS e Ministério da Saúde. Isso significa que nascem 931 prematuros por dia ou 40 por hora, no Brasil, indicando uma taxa de prematuridade de 12,4%, o dobro do índice de alguns países europeus.

Esses partos prematuros acontecem quando a gravidez dura menos de nove meses. Eles podem ocorrer de forma espontânea ou induzida. A maioria ocorre de forma espontânea, devido a dois problemas principais: trabalho de parto prematuro e quando a bolsa das águas rompe antes dos nove meses. Os partos induzidos ocorrem em situações onde há necessidade de interrupção da gravidez, por problemas da mãe ou da criança.

Ainda há muito desconhecimento sobre os mecanismos que desencadeiam o parto prematuro espontâneo. Com o objetivo de compreender melhor as causas da prematuridade, preveni-la e tratar suas consequências, doze estudos brasileiros – dois deles da Unicamp estão sendo financiados pela Fundação Bill & Melinda Gates, o Ministério da Saúde e o CNPq.  A chamada Grandes Desafios Brasil: Prevenção e Manejo dos Nascimentos Prematuros, está investindo 8,4 milhões de reais em pesquisas inovadoras sobre prematuridade desenvolvidas por diversas instituições do país. As soluções que estão sendo testadas variam de comprimidos orais de magnésio, que custam 17 centavos cada um e têm o potencial de reduzir em mais de 20% o risco de um parto prematuro, a pesquisas sobre a influência da poluição do ar nas taxas de prematuridade em metrópoles como São Paulo. Eles terão dois anos para desenvolver seus projetos e testar intervenções que podem ser aplicadas futuramente no sistema de saúde.

Em outubro, dados de pesquisa inédita coordenada pela Unicamp foram publicados e podem contribuir para os esforços na redução da prematuridade. O estudo acompanhou durante um ano mais de 30.000 nascimentos em 20 maternidades de referência das regiões Sul, Sudeste e Nordeste e apontou os principais riscos para nascimentos prematuros no país.

O objetivo foi identificar e mapear mais de 100 fatores de risco para parto prematuro espontâneo e induzido. É, provavelmente, o maior estudo de fatores de risco gestacionais e pré-gestacionais para o parto prematuro já realizado no Brasil, com o enfoque obstétrico do problema. Ficaram de fora desses primeiros resultados, os partos prematuros terapêuticos, aqueles que têm de ser induzidos porque existe algum problema com a mãe, com o bebê ou ambos, caso da pressão alta, por exemplo, que serão publicados no ano que vem.

A taxa média de prematuridade detectada na pesquisa foi de 12,3%, bem parecida com a evidenciada pelos dados oficiais do país. O índice foi maior na região Nordeste (14,7%) e menor no Sudeste (11,1%). Quase 80% dos nascimentos prematuros ocorreram entre a 32ª e a 36ª semana de gestação e 7,4% antes das 28 semanas. Quanto mais prematuro for o parto, maior o risco de morte e problemas para as crianças que sobrevivem. Para analisar os principais fatores de risco para o problema, os pesquisadores compararam as condições dos partos prematuros com as dos nascimentos no tempo certo, ou seja, após as 37 semanas.

Entre os diversos riscos pesquisados, 14 demonstraram ser importantes indicadores para a detecção precoce de um nascimento prematuro (veja lista abaixo). Gravidez múltipla (de gêmeos ou mais bebês), encurtamento do colo do útero, má formação fetal, sangramento vaginal e menos de seis consultas realizadas durante o pré-natal são os maiores fatores de risco tanto para mulheres na primeira gestação quanto para as que já ficaram grávidas antes. Entre as que já tiveram uma gravidez no passado, parto prematuro e aborto prévio, além do aumento do volume de líquido amniótico ao redor do feto também devem ser levados em conta. A chance de um parto prematuro também foi maior entre mães com menos de 19 anos e sem um parceiro, que fumam e com algumas infecções durante a gestação.

“A pesquisa mostra que boa parte dos riscos podem ser identificados pela mulher e pelos serviços de saúde a tempo do médico intervir para ou corrigir os problemas, ou tentar minimizar suas consequências”, afirma um dos autores do estudo.

Segundo o obstetra Renato Passini, do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” – Caism da Unicamp, riscos como a gravidez múltipla e defeitos na formação das crianças (malformações fetais) podem ser identificados com um ultrassom realizado precocemente durante o pré-natal. Caso esses e outros problemas sejam diagnosticados, pelo ultrassom ou pelo exame clínico da gestante, as visitas ao médico têm de se tornar mais frequentes e, o acompanhamento da gestante, ainda mais personalizado. Também é necessário a presença de profissionais de saúde treinados sobre o que fazer nessas situações de risco para traçar uma estratégia de prevenção efetiva e orientar as mulheres sobre comportamentos a serem evitados ao longo da gestação.

As gestantes também podem evitar que seu bebê nasça prematuro prestando atenção em alguns sinais e sintomas. Sangramento por via vaginal, aumento de cólicas e alguns tipos de corrimento durante a gravidez são sinais de alerta. Quando eles aparecem, é preciso procurar um médico imediatamente. Mesmo que o sangramento tenham parado, o médico deve ser informado.  “Infecções urinárias como cistites e pielonefrites são as mais relacionadas ao parto prematuro”, diz Passini. Alguns tipos de corrimentos podem indicar vaginose bacteriana, outra causa de prematuridade.

“Mapear e identificar todos os riscos envolvidos na prematuridade é tarefa difícil, mas se eles forem do conhecimento da mulher e da equipe de saúde que a está atendendo, isso pode ajudar muito na prevenção”, afirma Passini. “Com medidas preventivas, poderemos reduzir os altíssimos custos psíquicos e emocionais e as complicações que o prematuro pode ter na infância e na vida adulta.”

Números

Confira abaixo as principais conclusões do estudo e o que as gestantes e serviços de saúde devem fazer para detectar e prevenir os riscos identificados pela pesquisa.

Número de nascimentos pesquisados: 33.740 em 20 centros espalhados pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Taxa de prematuridade: 12.3% – variando de 14.7% no Nordeste e 11.1% no Sudeste. 80% dos partos prematuros ocorreram entre a 32 e a 36ª semana e apenas 7.4% deles antes de 28 semanas de gestação

Tipo de parto prematuro: 64.6% espontâneo e 35.4% terapêutico

Principais riscos de parto prematuro

Para todas as mulheres

1.    Gravidez múltipla (de mais de um bebê): 24 vezes mais risco

2.    Encurtamento do colo: 6 vezes mais risco

3.    Má formação fetal: 5 vezes mais risco

4.    Sangramento vaginal: dobra o risco

5.    Menos que seis consultas de pré-natal realizadas: 1.5 vezes mais risco

6.    Infecções urinárias (cistite, etc): 1.2 vezes mais risco

Para mulheres que já tiveram uma gravidez

1.    Gravidez múltipla (de mais de um bebê): 29 vezes mais risco

2.    Parto prematuro prévio: 3 vezes mais risco

3.    Encurtamento do colo: 3 vezes mais risco

4.    Má formação fetal: 2.5 vezes mais risco

5.    Aumento do volume de líquido amniótico: 2.3 vezes mais risco

6.    Sangramento vaginal: dobra o risco

7.    Aborto prévio: 1.5 vezes mais risco

Prevenção

Gestantes devem procurar um médico diante dos seguintes sinais de alerta:

– Aumento do número de cólicas

– Qualquer sangramento, mesmo que ele já tenha parado

– “Corrimento” por via vaginal

– Sensação de peso embaixo da barriga, como se útero estivesse pesando sobre a vagina

Médicos devem realizar os seguintes exames e acompanhamentos durante o pré-natal:

– Avaliação de antecedentes obstétricos desfavoráveis em gestações anteriores, principalmente parto prematuro anterior

–  Identificação precoce da gestação múltipla e má formações fetais por meio de ultrassom simples

– Detecção precoce de modificações no colo do útero por meio de medida do colo por ultrassom transvaginal

– Detecção precoce de infecções vaginais e urinárias

– Correção de anemia

– Acompanhamento mais próximo e frequente de gestantes que tenham tido sangramento durante a gravidez

Fonte: Estudo Multicêntrico de Investigação em Prematuridade (EMIP): Prevalência e Fatores Associados com Parto Prematuro Espontâneo

Antonio Scarpinetti

Acesse no site de origem: Brasil tem 40 partos  prematuros por hora (Unicamp, 14/11/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas