Efeito dominó do contágio do vírus nas Olimpíadas do Rio pode se tornar sinônimo de caos em outros países

21 de junho, 2016

(Super Esportes, 21/06/2016) Pesquisador da USP estima 15 casos de zika durante os Jogos Olímpicos.

O professor Eduardo Massad, patologista da Faculdade de Medicina da USP, fez os cálculos do risco de dengue e zika para os turistas que forem aos Jogos do Rio-2016. Segundo o modelo matemático criado por ele, são estimados 15 casos de zika e 250 de dengue entre turistas durante as três semanas de evento.
Para o grupo de 150 pesquisadores que assinou a carta dirigida à Organização Mundial de Saúde com recomendações para adiar os Jogos no Rio, trata-se de um número conservador, mas isso, na verdade, é irrelevante. “Uma vez que a cepa do vírus contamine um ou dois estrangeiros, ela vai se espalhar em proporções imensuráveis e será um risco para todos”, ilustra, em entrevista ao Correio, Angelica Baylon, pesquisadora da Academia Marítima da Ásia, nas Filipinas. “É o efeito dominó que precisa ser evitado a qualquer custo.”
Christophe Simon/AFP

Programa de prevenção durante o carnaval do Rio: risco de contaminação por relações sexuais

Outro ponto de atenção, na opinião da professora Débora Diniz,está em não ressaltar as mulheres no centro da discussão. “São elas que enfrentam, solitárias, a profunda angústia de poderem ter seus planos reprodutivos afetados pela epidemia.”
Curiosamente, para outro profissional que assinou a carta, o próprio país deveria defender o adiamento dos Jogos. Professor da Icahn School of Medicine em Nova York, Robert Baker, por exemplo, disse acreditar que não só a OMS deveria adiar as Olimpíadas, como o Brasil usar esse tempo “como uma oportunidade para reunir países que possam oferecer recursos para conter a epidemia”. Baker ressalta ainda que “experts em doenças contagiosas dos EUA criticaram a condescendência letal da OMS no episódio do Ebola”. “Meu medo é que essa atitude complacente esteja se repetindo com o zika.”
Organização rebate carta de cientistas
O ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, classificou como “exagerada” a carta aberta dos cientistas enviada para a Organização Mundial de Saúde (OMS) ,que recomendava o adiamento ou a transferência dos Jogos no Rio. “Há um excesso de zelo. A zika já está presente em 60 países. Não será a Olimpíada que vai propagar a doença”, argumentou, na última quinta-feira. De acordo com o ministro, 3,5 mil agentes externos e 2,5 mil funcionários foram mobilizados para trabalhar em ações preventivas e para reforçar a assistência à saúde no Rio de Janeiro.
Christophe Simon/AFP

As organizações se defendem dizendo que os meses mais frios e secos reduzem a população de mosquitos

Já a Rio-2016 destaca que o número de pessoas infectadas pelo vírus no Rio de Janeiro caiu significativamente nas últimas semanas e serão quase nulos em agosto e setembro, meses dos Jogos Rio 2016. “Os números de zika apresentaram boas quedas em abril”, disse João Grangeiro, chefe médico do Comitê Rio 2016. “Os meses mais frios e secos reduzem a população de mosquitos, o que reduz o risco de infecções por mosquitos que já nascem com o vírus”, prosseguiu.
Segundo a organização, “Cada arena passa por uma checagem diária para evitar acúmulos de água parada. Instalações maiores, como a Vila dos Atletas, passam por esse processo mais de uma vez por dia”. A Rio-2016 acrescentou ainda que todos os atletas, turistas e profissionais envolvidos nos Jogos serão orientados sobre como se proteger do mosquito assim que chegarem ao Rio e também antes do embarque.
Rejeição à carta
A reação imediata da Organização Mundial de Saúde (OMS) à carta dos 150 cientistas foi rejeitá-la. A OMS argumenta que o evento não implicará um risco maior ao já existente de propagação da doença. Na semana seguinte ao anúncio, porém, a entidade se mostrou mais criteriosa nas recomendações em relação à prevenção da zika por turistas que viajam para áreas contaminadas. O que, para o professor Arthur Caplan, da Universidade de Medicina Langone, reflete uma preocupação velada da entidade com os motivos apontados pelos cientistas.
Maíra Nunes
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas