No Dia da Gestante, conheça os exames obrigatórios no pré-natal – Zika é obrigatório

14 de agosto, 2017

EUROIMMUN alerta sobre a importância do pré-natal e quais são os principais exames a serem realizados

(Jornal Dia Dia, 14/08/2017 – acesse no site de origem)

A chegada de um bebê é sempre muito aguardada pelos pais, mas até que esse momento chegue, muitos procedimentos precisam ser realizados para garantir a saúde da mãe e da criança. Como no próximo dia 15 é comemorado o Dia da Gestante, a EUROIMMUN listou alguns exames necessários nessa fase da vida.

Toda a linha TORCH (Toxoplasma; Rubéola; Citomegalovírus; Herpes simplex) além da Sífilis (TORCHS) é desenvolvida com o melhor em tecnologia e os melhores especialistas trazendo o máximo de inovação e melhoria. Essas doenças, em particular, podem atravessar a placenta da mãe e causar defeitos congênitos no bebê. Os recém-nascidos infectados com uma dessas doenças podem nascer com catarata, surdez, retardo mental, defeitos cardíacos, convulsões, icterícia ou níveis baixos de plaquetas.

Outro teste complementar e agora obrigatório para o pré-natal e em clínicas de fertilização humana, é o teste de Zika.

Visando o bem-estar da mamãe e do bebê, ele se tornou um teste de suma importância após os surtos de Zika de 2014 a 2016 e de microcefalia que ocorreu no início. “Lembrando que o melhor sempre é ser realizado no casal, e esse vírus se alastra rapidamente, podendo ser eliminado do organismo depois da contaminação. Pode afetar o sistema imune provocando doenças que podem surgir semanas ou até mesmo meses após a infecção e muitos pacientes são assintomáticos, ou seja, não tem nenhum sinal de que foi infectado pelo vírus”, conta Gustavo Janaudis, CEO da filial brasileira da EUROIMMUN.

Uma das causas da infecção por Zika é a microcefalia, que pode ocorrer após o vírus transpassar a placenta e atingir o sistema imune do bebê, causando a má formação e problemas no desenvolvimento do mesmo.

Outro sério problema é a síndrome de Guillain-Barré, também causada pela infecção do vírus da Zika que engana o sistema imune e começa a atacar as células nervosas sadias, destruindo a bainha de mielina dos neurônios, que por sua vez, é muito importante para a condução de informações e quando ocorre a destruição é característica da doença.

No Dia da Gestante lembre-se sempre de realizar os exames e se precaver com repelentes, suplementos vitamínicos de complexo B. A EUROIMMUN realiza todos os exames com eficácia e rapidez no diagnóstico.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas