Sasc discute atenção à saúde e proteção social a crianças com microcefalia

08 de junho, 2016

(Portal do Governo do Piauí, 08/06/2016) O evento será nesta quinta-feira (9), das 8h às 12h, no auditório da secretaria.

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Gerência de Transferência de Renda, realiza, nesta quinta-feira (9), reunião sobre estratégia de ação rápida para o fortalecimento da atenção à saúde e da proteção social a crianças com microcefalia no estado.

O evento será realizado das 8h às 12h, no auditório da Sasc. A reunião será destinada aos técnicos responsáveis pelas ações e atividades de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social.

O encontro tem o objetivo de atualizar os procedimentos de serviços socioassistenciais e outras políticas para acompanhamento da família e pessoas com microcefalia.

“Os profissionais das equipes multiprofissionais da Atenção Básica e da Atenção Especializada serão preparados quanto ao acompanhamento e o monitoramento do desenvolvimento infantil, bem como para a realização da estimulação precoce e orientação às famílias de crianças com problemas decorrentes da microcefalia”, explica o secretário da Sasc, Henrique Rebêlo.

A ação:

A estratégia de ação rápida para o fortalecimento da atenção à saúde e da proteção social a crianças com microcefalia é de caráter nacional, devendo ser observada pelas secretarias da Saúde e da Assistência Social dos Estados e Municípios. Como objetivo geral de esclarecer, no mais curto prazo e na forma mais confortável para as crianças e suas famílias, o diagnóstico de todos os casos suspeitos, otimizando o uso da capacidade instalada disponível, e orientando a continuidade da Atenção à Saúde de todas as crianças com diagnóstico confirmado ou excluído para microcefalia.

É papel dos serviços de saúde e também das equipes de Atenção Básica encaminhar ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) as famílias que tenham crianças com microcefalia, para inclusão nos serviços socioassistenciais e orientação quanto aos benefícios assistenciais, inclusive sobre a possibilidade de requerer o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), quando atenderem aos critérios

Mírian Teles

Acesse o site de origem: Sasc discute atenção à saúde e proteção social a crianças com microcefalia (Portal do Governo do Piauí, 08/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas