Mais de 17 milhões de mulheres são vítimas de doenças cardiovasculares

23 de abril, 2015

(Burson-Marsteller, 23/04/2015) Sobrepeso está diretamente ligado ao risco de doenças cardiovasculares – Brasil ocupa quinto lugar em levantamento mundial sobre excesso de peso

Quando o assunto é estética, os quilos a mais sempre são motivo de preocupação entre as mulheres. No entanto, a subida nos ponteiros da balança podem trazer problemas que vão muito além do o aumento do manequim. O ganho de peso age nocivamente na saúde do coração e contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares. Este problema já afeta 17,1 milhões de mulheres no país conforme dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Leia também: Cerca de 30% dos casos de infarto têm mulheres como vítima (Target, 20/04/2015)

O Brasil ocupa a quinta posição em uma análise mundial sobre excesso de peso e esse número cresce cada vez mais. Por conta das rotinas cada vez mais corridas, é comum ouvir histórias de pessoas que engordaram rapidamente devido ao ritmo de vida descompassado, sem uma alimentação adequada e sem a prática de atividade física. Com o avançar da idade, os excessos são ainda mais prejudiciais à saúde do coração.

O Dr. Ricardo Pavanello, cardiologista do Hospital Dante Pazanezze, destaca a importância de atitudes preventivas e da mudança no estilo de vida. “Recomenda-se a diminuição da ingestão de sal, produtos industrializados ricos em sódio, embutidos e doces. É necessária uma atenção especial com as guloseimas de sabor adocicado, pois elas podem conter sódio e causar o aumento da pressão e sobrecarregar o trabalho do coração. Aliado ao cardápio saudável é imprescindível a realização de atividade física, seja caminhada, hidroginástica, sempre que possível com avaliação prévia”, alerta o especialista.

Mesmo quem não é hipertenso, mas tem algum caso na família, deve ficar atento. Isso porque o aumento de peso torna-se um agente para o surgimento da doença. Conforme dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 7 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo por causa do problema e 1,5 bilhão adoecem em função da pressão alta. Como consequência ainda pode surgir um derrame, diabetes e problemas renais.

“O ideal é agir de forma preventiva para evitar as doenças cardiovasculares e a alimentação é uma grande aliada. Existem alimentos que naturalmente contribuem para um bom funcionamento do organismo e protegem a saúde do coração. O paciente deve optar por alimentos que ajudem a diminuir a pressão arterial, reduzam o colesterol ruim (LDL), os triglicérides e auxiliem na melhora do colesterol bom (HDL) e da circulação”, ressalta Pavanello.

Em estudo publicado pela revista científica The Lancet revelou que a população acima do peso recomendável pela Organização Mundial de Saúde cresceu de forma considerável nos últimos tempos. Em alguns casos é necessário o uso de medicamento para evitar os males eminentes ao coração devido ao sobrepeso, mas é indicado também a adesão de novos hábitos. Em muitos casos, um dos tratamentos indicados para prevenir o risco de doenças cardiovasculares é o uso do ácido acetilsalicílico (Aspirina Prevent®). A terapia reduz o risco de infarto e acidente vascular cerebral e previne tromboembolismo.

Alimentos amigos do coração

Aveia

Quem nunca tomou mingau de aveia? Talvez este seja o alimento mais conhecido como o amigo do peito. Ele é conhecido por reduzir o colesterol e o LDl.

Azeite

Famoso na Grécia e muito adotado na dieta mediterrânea, o azeite é fonte de vitamina E e gordura monoinsaturada que auxiliam na diminuição do colesterol ruim.

Chá verde

Com propriedades antioxidantes, este chá é diurético, muito consumido por orientais e pessoas que desejam perder peso.

Linhaça

Auxilia na diminuição do colesterol e da pressão arterial, evitando o risco de derrame e infarto. Tudo isso, graças a presença de fibras e do ômega 3.

Salmão, sardinha e atum

Vitalidade que vem do mar, assim pode-se lembrar destes 3 peixes. Eles reduzem as taxas de triglicérides, a pressão arterial e ainda melhoram a circulação devido a presença do ômega 3.

Tomate

Possui licopeno, antioxidante que ajuda na prevenção de infartos e derrames. Uma unidade por dia é o suficiente.

Castanhas, amêndoas e nozes

Esses alimentos possuem selênio, manganês, vitamina E e gorduras monoinsaturas benéficas que ajudam na redução dos níveis de colesterol.

Sobre a Bayer HealthCare

O Grupo Bayer é uma empresa global com atuação nas áreas de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. A Bayer HealthCare, divisão da Bayer AG, com vendas anuais de EUR 18,9 bilhões (2013), é uma das mais importantes e inovadoras empresas do setor de saúde e produtos médicos do mundo, e está sediada em Leverkusen, na Alemanha. O objetivo da Bayer HealthCare é descobrir, desenvolver, fabricar e comercializar produtos que irão melhorar a saúde humana e animal em todo o mundo. A Bayer HealthCare tem uma força de trabalho global de 56.000 funcionários (2013) e está representada em mais de 100 países. A atuação no Brasil contempla diferentes áreas de negócio: Saúde Feminina, Medicina Especializada, Medicina Geral, Radiologia & Intervenção, Consumer Care, Diabetes Care e Saúde Animal.

Acesse no site de origem: Mais de 17 milhões de mulheres são vítimas de doenças cardiovasculares (Burson-Marsteller, 23/04/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas