José Serra compara legalização do aborto a “carnificina”, por Comissão de Cidadania e Reprodução

30 de junho, 2010

A ONG Comissão de Cidadania e Reprodução (CCR) divulgou editorial manifestando seu repúdio à declaração do candidato a presidente José Serra sobre a descriminalização e legalização do aborto.

Leia a seguir alguns destaques do documento:

“O candidato do PSDB, José Serra, foi questionado sobre a descriminalização do aborto na sabatinada promovida pela Folha de São Paulo e o UOL nesta segunda-feira, 21/06, e a posição do presidenciável tucano surpreendeu. José Serra afirmou que uma mudança da atual legislação poderia gerar ‘carnificina’. ‘Eu não mexeria na atual legislação, que permite aborto no caso de estupro e risco de vida da mãe. Considero o aborto uma coisa terrível. Num país como o nosso, se liberaria uma verdadeira carnificina. Dificultaria o trabalho de prevenção à gravidez na adolescência, liberaria gravidez para todo lado, porque vai para o SUS e faz aborto. Também acho um absurdo, como fez o Programa de Direitos Humanos do governo, subscrito pela Dilma, tornar criminoso quem é contra o aborto. Tenha paciência.’, afirmou o candidato.”

“As críticas sobre a declaração de José Serra atentam para o perigo de levar ao eleitorado uma espécie de ‘pânico moral’, relacionando a legalização do aborto à idéia de ‘carnificina’ e recaem, ainda, sobre a leitura que o ex-governador de São Paulo faz do Programa proposto pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, presentes na primeira versão do PNDH3.”

“A posição do candidato do PSDB, além de desinformada, é considerada lamentável pelos especialistas e organizações que defendem a descriminalização e legalização do aborto no país que a entendem como um problema de saúde pública. Essa tem sido inclusive, a abordagem dos adversários, Dilma Roussef, do PT; PV abriu recentemente um novo discurso desde a convenção do partido, há duas semanas, favorável à descriminalização da prática.”

Leia o editorial na íntegra em pdf: http://www.ccr.org.br/uploads/noticias/Editorial_ccr_36_junho.pdf

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas