Oito em cada 10 mulheres vítimas de estupro não procuram atendimento

25 de março, 2022

(Metrópolis| 25/03/2022 | Por Mariah Aquino)

Casos de violência sexual podem, infelizmente, estar bem mais perto do que se espera. Cerca de 64% dos brasileiros, o equivalente a 122,6 milhões de pessoas, afirmam conhecer uma mulher ou menina que já foi vítima de estupro.

Já 16% das mulheres afirmam ter sofrido violência sexual, o que totaliza 14,1 milhões de brasileiras. Os dados são da pesquisa Experiências sobre estupro e percepções sobre saídas institucionais para as vítimas, realizada pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva.

O levantamento foi realizado entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro de 2022, com abrangência nacional por meio de 2 mil entrevistas quantitativas on-line. Homens e mulher a partir de 16 anos responderam os questionamentos.

“Em 84% desses casos, o estuprador era uma pessoa próxima e em 65%, o estupro foi cometido dentro de casa”, explica Jacira Melo, diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão. “Esses números desmentem a ideia de que o maior perigo está em cruzar com um estranho em uma rua escura.”

“Mostra como o trauma, o medo, a vergonha e a sensação de culpa são barreiras para que essas vítimas busquem ajuda”, ressalta Jacira.

A maioria da população (92%) concorda que é preciso informar as vítimas sobre métodos de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e procedimentos para evitar gravidez.

Acesse a matéria completa no site de origem

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas