(Rádio ONU, 07/03/2016) Encontro de três dias começa esta segunda-feira em Genebra; reunião faz parte do esforço para desenvolvimento de remédios que possam acabar com a epidemia.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, realiza reunião de três dias em Genebra para identificar as prioridades de pesquisa que possam levar ao desenvolvimento de uma vacina contra o zika vírus.
O encontro de cientistas e especialistas em saúde pública faz parte de um amplo esforço para avançar com os estudos de contramedidas médicas de resposta ao surto.
Instituto Butantan
Entre os participantes está o diretor do Instituto Butantan, de São Paulo, Jorge Kalil. Ele vai comandar um dos paineis de debate nesta terça-feira sobre as tecnologias médicas para combater o vírus.
Dando prosseguimento à reunião realizada pela OMS e pela Organização Panamericana de Saúde, Opas, na semana passada em Washington, DC, as consultas na Suíça vão ter como foco duas questões importantes.
Nesta segunda-feira, primeiro dia da reunião, os especialistas vão avaliar a situação do conhecimento científico sobre a doença e suas implicações na saúde pública.
Vacinas
Nos próximos dois dias, terça e quarta-feiras, o grupo vai debater as medidas para combater o vírus, como diagnóstico, vacinas, controle do vetor, o mosquito Aedes Aegypt e medidas terapêuticas.
Seguindo o contexto das metas de pesquisa e desenvolvimento e seu papel na resposta de emergência, a OMS realizou análises dos produtos para combater o zika.
Além disso, a organização está implementando mais transparência e transferência de dados de pesquisas em tempo real para que o material possa ser compartilhado entre os cientistas.
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
Acesse no site de origem: OMS reúne especialistas para discutir pesquisa de combate ao zika vírus (Rádio ONU, 07/03/2016)