Eleonora Menicucci: posicionamento no caso Frota só reforça trajetória ilibada da ex-ministra

02 de setembro, 2016

O Instituto Patrícia Galvão se solidariza com a cientista política Dra. Eleonora Menicucci de Oliveira. Seu posicionamento crítico em relação a um episódio de banalização do estupro narrado pelo ator Alexandre Frota em rede nacional, quando Ministra das Mulheres, foi imperativo, essencial e importante para as mulheres do país.

(Agência Patrícia Galvão, 02/09/2016)

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Alexandre Frota moveu uma ação de indenização por danos morais contra Eleonora Menicucci, pedindo R$ 35 mil, por ela ter criticado o ministro da Educação, Mendonça Filho, por receber Frota, declarando que o ator “não só já assumiu ter estuprado mas também faz apologia do estupro”.

Eleonora sempre pautou sua atuação acadêmica e política pela defesa dos direitos humanos das mulheres e, como ministra, não poderia deixar de se manifestar publicamente. Vale lembrar que, segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2014, foram registrados 47.643 casos de estupro em todo o país. O dado representa um estupro a cada 11 minutos, contando somente os casos registrados. O crime é considerado uma das mais graves violências contra as mulheres por especialistas, conforme registrado no Dossiê Violência contra as Mulheres.

Portanto, nada mais esperado e necessário do que uma ministra de Estado ir a público manifestar-se diante de um episódio tão grave, quando um ator em um canal de televisão relata aos risos ter feito sexo com uma mulher enquanto ela estava desacordada, ou seja, ter cometido um estupro, tipificado como um crime hediondo no Código Penal brasileiro.

Posicionamento só reforça trajetória ilibada da ex-ministra
A trajetória da Dra. Eleonora Menicucci, seja na academia como pesquisadora e professora da Universidade Federal de São Paulo ou como Ministra das Mulheres, foi sempre pautada por uma visão civilizatória e progressista no enfrentamento das raízes da violência na sociedade brasileira.

Assim, o Instituto Patrícia Galvão manifesta sua solidariedade, na confiança de que a improcedência de tal ação seja amplamente reconhecida pela sociedade brasileira e pelo Sistema de Justiça.

somostodaseleonora#SomostodasEleonora! Ato em SP, dia 6 de setembro
Movimentos de mulheres estão convocando ainda um ato em solidariedade a ex-ministra e em repúdio à cultura do estupro no dia 6 de setembro, quando ocorrerá uma audiência da ação movida por Frota no Fórum do Juizado Especial Cível Central. A mobilização será a partir das 13h, em frente ao fórum, Rua Vergueiro, 835, no bairro Paraíso/São Paulo.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas