Encontro reunirá mulheres da Amazônia

29 de setembro, 2016

O governo federal realizará, em novembro, o primeiro Encontro de Mulheres da Amazônia. O evento será realizado em Belém (PA), pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), do Ministério da Justiça, com o objetivo de ampliar o debate e o conhecimento sobre as políticas públicas e os direitos das mulheres.

(SPM, 29/09/2016 – acesse no site de origem)

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apoiará a ação articulando a participação dos movimentos sociais de extrativistas do bioma no evento. A ideia é reunir lideranças comunitárias, organismos estaduais e federais e todos os setores do governo federal que atuem nas questões de gênero.

A secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do MMA, Juliana Simões, explica que o encontro é importante para o avanço do processo de inclusão das mulheres da Amazônia. “As quebradeiras de coco, extrativistas, pescadoras artesanais e agricultoras familiares, que formam a base que sustenta milhares de famílias ribeirinhas, em assentamentos e pequenas comunidades, contribuem para a preservação ambiental no bioma”, afirma.

VIOLÊNCIA

A ideia de realizar o evento surgiu a partir de levantamento feito pela SEPM, que detectou subnotificação de chamadas pelo telefone 180, o disque denúncia de crimes contra a mulher, nos nove estados da Amazônia. “Não há nenhum estudo ainda sobre as causas da subnotificação, mas acreditamos que a cultura, a falta de conhecimento sobre a defesa dos direitos e o acesso às políticas públicas estejam entre elas”, avalia Ericka Filippelli, secretária de articulação da SPEM.

A partir dessas informações, o órgão decidiu ampliar o leque de temas, para promover a integração das políticas públicas para o setor. “Decidimos voltar o olhar para a Amazônia, para melhorar a vida das mulheres”, explica Ericka Filippelli. A data do encontro ainda será definida. “Queremos avançar na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres da Amazônia”, conclui.

As informações são da Ascom do MMA

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas