01/10/2013 – Em 2012, 4 milhões saíram da pobreza no Brasil, segundo Instituto

01 de outubro, 2013

(O Globo) Se a queda na desigualdade estagnou no ano passado, como revelou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o mesmo não aconteceu com a pobreza. Cálculos dos pesquisadores Andrezza Rosalém e Samuel Franco, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (Iets) mostram que quatro milhões de pessoas deixaram a condição de pobreza (renda mensal de até R$ 233) e outros 1,8 milhão saiu da linha da extrema pobreza, faixa que considera quem vive com até R$ 116,50 por mês.

Leia também: Pela 1ª vez, maioria das casas do Brasil usa apenas celular, diz Pnad (G1)
– Quatro estados concentram metade dos internautas do Brasil, diz Pnad (G1)

– Mulheres e negros são maioria entre os que buscam trabalho, diz Pnad (G1)
– População parda aumenta, e branca cai no país, segundo Pnad (G1)

— A pobreza continua caindo, apenas ficou bem claro que a queda da desigualdade deu uma recuada — observou Samuel Franco.

De acordo com os pesquisadores, o percentual de pobres do país baixou de 20,6% em 2011 para 18% no ano passado. Já a parcela da população em situação de extrema pobreza passou de 6,9% para 5,8%. Mas essa queda não se refletiu na desigualdade. Quando se considera a renda per capita total da população (que inclui programas sociais, aposentadorias, entre outros, e não apenas a renda trabalho), apenas os brasileiros muito pobres tiveram ganho nos rendimentos acima da média nacional. Isso ocorreu nos 20% mais pobres da população. As demais parcelas com renda também baixa tiveram ganho igual ou inferior à média nacional.

— Nos últimos dez anos, a pobreza caiu 1,5 ponto percentual por ano e, no ano passado, baixou 2,6 pontos. A extrema pobreza vem encolhendo em média um ponto por ano e recuou 1,1 ponto em 2012 — explicou Andrezza Rosalém.

Marcelo Neri, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), também destacou a redução no total de pobres do país. Com critérios diferentes para classificar extrema pobreza, Neri afirma que o percentual de brasileiros nessa condição baixou de 4,2% em 2011 para 3,6% em 2012, o que indica que 1,1 milhão de pessoas deixaram essa condição no ano passado.

Acesse o PDF: Em 2012, 4 milhões saíram da pobreza (O Globo – 01/10/2013)    

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas