(SPM) Ministra Eleonora Menicucci preside 47ª mesa para América Latina e Caribe, que monitora avanços focados na convergência de gênero e desenvolvimento
A 47ª reunião da mesa diretiva da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, ligada à Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (Cepal), foi aberta na manhã desta quinta-feira (3/5), na Cidade do Panamá, pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O Brasil preside a entidade até 2013, na pessoa da ministra Eleonora. O país esteve representado ainda pela assessora especial da SPM, Sônia Malheiros.
Na sua fala de abertura, a ministra chamou a atenção dos 15 países presentes para o quanto é fundamental as representaçōes atentarem para a importância da participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 com um recorte que cruze gênero com desenvolvimento sustentável. “Na Conferência Rio + 20, teremos a oportunidade de debater experiências de políticas públicas e conhecer ações significativas de desenvolvimento sustentável com inclusão social que procuram romper paradigmas, buscando alternativa ao modelo de desenvolvimento hegemônico”, destacou a ministra da SPM.
Outros temas ocupam a agenda da reunião, que vai até esta sexta-feira (4/5): o avanço do Consenso de Brasília, a preparação da Conferência Regional, que acontecerá na República Dominicana, de 14 a 18 de outubro de 2013, entre outros.
Segundo a ministra Eleonora Menicucci, a Rio + 20 é a oportunidade para se debater ações significativas de desenvolvimento sustentável com inclusão social. “Experiências que indicam um novo paradigma de desenvolvimento, em que sustentabilidade e desenvolvimento econômico se associam de forma estrutural à igualdade, à distribuição da riqueza e a uma igual distribuição do trabalho e dos bens” entre homens e mulheres, frisou.