(Agência Patrícia Galvão, 25/03/2016) Mais de 35 veículos da mídia impressa, online, de TV e rádio de vários países comprometeram-se a ampliar a divulgação de reportagens sobre os direitos das mulheres e a estimular o aumento da participação feminina em suas redações e também como fontes das notícias.
O Pacto de Mídia Dê um Passo pela Igualdade de Gênero (Step It Up for Gender Equality Media Compact) é uma iniciativa da ONU Mulheres voltada à promoção de ações concretas no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo de nº 5 é garantir que a igualdade de direitos entre mulheres e homens seja efetivamente alcançada: Por um Planeta 50-50 em 2030.
O Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos adere ao Pacto por meio de sua Agência de Notícias Patrícia Galvão, que está entre os 35 veículos internacionais de mídia que produzem e divulgam informações e conteúdos para milhões de pessoas na África, América Latina, Ásia-Pacífico, Europa e em alguns países árabes e agora se comprometem a realizar ações internas e externas a favor dos direitos e do empoderamento das mulheres.
Trata-se de uma aliança entre a ONU Mulheres e organizações de mídia que assumem o compromisso de não apenas defender os direitos das mulheres em seus conteúdos, mas adotar um código de conduta na produção de matérias que seja sensível aos direitos das mulheres e rompa com o uso de estereótipos e preconceitos, e também garantir maior presença de mulheres entre as fontes de notícias e a paridade de gênero nas redações, inclusive em funções de liderança e tomada de decisão.
Instituto Patrícia Galvão amplia sua atuação internacional
Criado com a missão de contribuir para a qualificação do debate público sobre os direitos das mulheres por meio de ações de comunicação, o Instituto Patrícia Galvão sempre teve a promoção da igualdade de gênero como foco de sua atuação e já põe em prática todos os compromissos mínimos previstos no Pacto. A Agência de Notícias Patrícia Galvão foi convidada pela ONU Mulheres a fazer parte do Pacto por sua produção de conteúdos de qualidade voltados à defesa dos direitos das mulheres, que privilegiam as mulheres como autoras e fontes das matérias e que agora passam a ser mais amplamente disseminados por meio dos canais de comunicação desse órgão das Nações Unidas e de suas representações e parceiros em todo o mundo.
Ao aderir ao Pacto, o Instituto Patrícia Galvão compromete-se a prosseguir com suas ações, produções editoriais e práticas institucionais a favor dos direitos e do empoderamento das mulheres e, ao mesmo tempo, posiciona-se estrategicamente para ampliar sua atuação internacional por meio do estabelecimento de canais de interlocução com organizações da ONU, da mídia e da sociedade civil em todo o mundo, bem como da divulgação da pauta dos direitos das mulheres a partir da perspectiva das brasileiras.
O Pacto de Mídia Dê um Passo pela Igualdade de Gênero foi lançado em 23/03, na sede da ONU em Nova York, durante a 60ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW). No Brasil, além da Agência Patrícia Galvão, faz parte do Pacto a revista Marie Claire. Veja a lista completa dos veículos que aderiram ao Pacto:
Thomson Reuters Foundation Marie Claire allAfrica.com dawn.comDevex Guatevision GulfDailyNews Diario El Telégrafo FRANCE 24 صحيفة الوسط البحرينية Alwasat News Bahrain IPS News Agency RFI AMARC International Secretariat Express Tribune Cambodian Center for Independent Media (CCIM) Care2 Citizen News Service CNS Good Housekeeping Agência Patrícia Galvão مونت كارلو الدولية / Monte Carlo Doualiya นสพ.แนวหน้า Nómada Philanthropy Age Правда.Ру Reportaje deRevista Siempre Mujer SABC News Women’s eNews The Daily Star The Jakarta Post Jordan Times UN Dispatch United Nations News CentreVodHotNews.com Women’s Feature Service – WFS Philippines Teen Voices The National.
Leia também: ONU Mulheres lança pacto pela igualdade de gênero na mídia (Rádio ONU, 23/03/2016)