(O Estado de S. Paulo) Em entrevista à TV Bandeirantes (02/11/2010), a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) fez questão de esclarecer o que entende por controle social da mídia, dividindo a questão em controle do conteúdo, o que classificou como “absurdo”, e em marco regulatório.
“Temos de distinguir duas coisas: marco regulatório e controle do conteúdo da mídia. O controle social da mídia, se for de conteúdo, é um absurdo. É um acinte à liberdade de imprensa. Não compactuo com isso. Se chegar à minha mesa qualquer tentativa de coibir a imprensa no que se refere à divulgação de ideias, propostas, opiniões, tudo o que for conteúdo, é o que eu falei: o barulho da imprensa é infinitas vezes melhor do que o silêncio das ditaduras. Outra coisa é o marco regulatório. Todo país regulamenta a participação do capital estrangeiro nas suas mídias, por exemplo. Teremos de regular de alguma forma também a interação entre as mídias. Mas temos de ter muito cuidado. Temos de fazer um marco regulatório que permita adaptações ao longo do tempo. Você não pode ter um marco que desconheça a banda larga. Se você vai poder ou não fazer televisão e em que condições. Isso o Brasil vai ter de regular minimamente. Até porque tem casos em que, se não se faz isso, deixa que haja uma concorrência desproporcional entre diferentes organismos.”
Acesse a matéria na íntegra: ‘Controle de conteúdo é absurdo’, avalia Dilma (O Estado de S. Paulo – 03/11/2010)