04/12/2010 – Mesa 4 – Comportamentos e Percepções da Sociedade sobre as Mulheres na Política

04 de dezembro, 2010

(Agência Patrícia Galvão) 

mm7041210_mesa4_500
Clique aqui para ler a matéria completa sobre a Mesa Comportamentos e Percepções da Sociedade sobre as Mulheres na Política (por Bia Barbosa)

Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2010
Mesa 4 – Comportamentos e Percepções da Sociedade sobre as Mulheres na Política
José Eustáquio Diniz Alves
– doutor em demografia, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE
Gustavo Venturi – professor do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP e coordenador de pesquisa da Fundação Perseu Abramo e SESC
Fátima Jordão – socióloga, consultora da TV Cultura e diretora do Instituto Patrícia Galvão
Debatedora: Rachel Moreno – psicóloga, pesquisadora do Instituto Opinião
Coordenadora: Vanda Menezes – psicóloga e integrante da Rede Mulher & Democracia (Alagoas)

Clique aqui para ler a matéria completa sobre a Mesa Comportamentos e Percepções da Sociedade sobre as Mulheres na Política (por Bia Barbosa)
Veja a seguir alguns destaques desta mesa:

mm7041210_m4vanda260
“O Seminário A Mulher e a Mídia é espaço privilegiado para discutir, logo depois, o que aconteceu nas eleições e a questão da mídia, que muitas vezes não temos como debater no nosso cotidiano. A rapidez da tecnologia é muito grande e as mulheres ficam à margem disso.”

“Dilma terá duplamente mais dificuldades de governar o país. Temos o dever de segurar esse mandato, porque ele é nosso.” Vanda Menezes, psicóloga


mm7041210_m4eustaquio260“As duas mulheres candidatas à Presidência tiveram juntas quase 68 milhões de votos. Cerca de 2/3 do eleitorado votaram em mulheres. Não achei nada parecido em países grandes do mundo. Isso é importante para deixar claro que aquela idéia de que o povo não vota em mulher é equivocada. Muita coisa mudou no Brasil.”
 

“Quem jogou a eleição para o segundo turno foram as mulheres. Isso não é novidade neste ano. O mesmo aconteceu em 2002 e em 2006. Tem gente que fala que as mulheres são mais indecisas. Mas, na verdade, costumo dizer que as mulheres são mais exigentes. Quiseram discutir melhor as propostas e conhecer melhor os candidatos.” José Eustáquio Diniz Alves – demógrafo

mm7041210_m4fatima260
“O tema do aborto mudou de patamar depois das eleições presidenciais. O debate adquiriu legitimidade na sociedade, nunca esteve tão dentro da sala das pessoas. Deixou de ser palavra ou tema interditado. Isso é uma mudança histórica e cultural importante. Daqui pra frente o debate tem outras implicações que nos favorecem.” 

“O momento de abuso do uso da questão do aborto na disputa eleitoral foi seguido por um pico da prevalência de voto feminino na Dilma do que em Serra , o que mostra que esta questão é efetivamente um dilema para as mulheres, que não pode ser tratada desse jeito. E é nesse momento que as mulheres decidem a eleição em favor da Dilma.” Fátima Jordão – socióloga

mm7041210_m4gustavo260“A pesquisa que fizemos revelou que 79% das mulheres acreditam que a política seria melhor se houvesse mais mulheres em postos importantes. Essa afirmação é válida apenas para 49% dos homens. E cresceu a percepção no geral de que as mulheres estão preparadas para governar em qualquer instância.” 

“Quando perguntamos para as mulheres porque há menos mulheres na política, 44% dizem que é por fatores relacionados ao machismo. Para 13%, por discriminação em geral. Para 8%, por falta de oportunidade.” Gustavo Venturi – sociólogo


mm7041210_m4rachel260
“As mulheres se dividem em dois blocos no momento do voto: as que têm uma vida econômica ativa tenderam nas últimas eleições a votar mais à esquerda, e as que não trabalham tenderam a votar com o marido, num voto mais conservador. Isso demonstra importância da diversidade de fontes de informação na decisão do voto.” 

“O que a mídia informou sobre essa mulher, Dilma, nas eleições? Primeiro a doença, depois a peruca, o crescimento do cabelo, que era desconhecida – e depois fez uma devassa em sua vida –, que era marionete de Lula, depois que era durona.  Foi um festival de fofocas sobre a vida cotidiana da candidata. E a última tentativa foi a questão do aborto, que ganhou um aliado em termos de disseminação popular: o padre na missa.” Rachel Moreno – psicóloga

Clique aqui para ler a matéria completa sobre a Mesa Comportamentos e Percepções da Sociedade sobre as Mulheres na Política (por Bia Barbosa)
[Acesse a cobertura sobre as outras mesas de debate do Seminário A Mulher e a Mídia 7]
Assista ao vídeo de cobertura do Seminário A Mulher e a Mídia 7, realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.

 

Seminário Nacional
logomm7_cor_260
Rio de Janeiro, 2 a 4 de dezembro de 2010
A Mídia e as Mulheres no Poder

Realização: Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Instituto Patrícia Galvão e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas