(Folha de S.Paulo)O acesso direto a sites de notícia, sem o uso de buscadores, está aumentando, revela um estudo do IVC (Instituto Verificador de Audiência) sobre comportamento da audiência na internet.
De acordo com o levantamento, entre janeiro e dezembro do ano passado, o acesso direto -por meio da digitação do endereço do site ou do uso de favoritos- aumentou de 52% para 54%.
Já o uso de buscadores caiu de 42% para 40% no mesmo período. O acesso por meio de links postados nas redes sociais ficou estável, em 6%.
“Fala-se muito da influência dos buscadores para a geração de tráfego, mas sua influência é menor do que se imagina”, diz Pedro Silva, presidente-executivo do IVC.
“Do total do tráfego gerado pelos buscadores, 18% são gerados a partir de palavras que são marcas do site. O buscador é apenas a maneira mais prática para preencher o endereço (URL).”
Esse fato é um indicador, segundo Silva, de que o tráfego direto representa 72% dos acessos, e não 54%.
“Isso reforça a importância das marcas. Metade das pessoas que buscam notícia o faz junto com o nome do veículo, o que mostra que elas valorizam a chamada alma do jornalismo, que é a credibilidade.”
Os dados do estudo referem-se a 21 sites de notícia auditados pelo IVC e que contabilizam uma média de 700 milhões de visitas por mês. O IVC audita 67 sites de notícia, lista que não inclui a Folha.com nem o UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
“A amostra não é completa pois não medimos sites de governo, e-commerce e outros, mas acredito que a análise é extremamente relevante pois inclui uma parcela significativa de sites que comercializam ‘display advertising’ (banners), que é um foco do mercado publicitário”, diz Silva.
No período avaliado, os 21 sites registraram um crescimento de audiência de 29%.
DISPOSITIVOS MÓVEIS
O estudo também revela o crescimento do acesso à internet em dispositivos móveis e como se dá o uso desses aparelhos.
Em janeiro, 0,6% dos acessos aos sites da amostra do IVC se davam por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones). Em dezembro, o porcentual subiu para 2,4%. O acesso via tablets cresceu 563% (0,2% para 0,9%), enquanto via smartphones a alta foi de 321%.
O estudo mostra ainda que os tablets são mais utilizados na parte manhã, por volta das 7h às 8h, e, principalmente, no chamado horário nobre da noite, entre as 20h e as 21h. No horário comercial, quando o acesso à internet por meio de desktops predomina, o uso dos tablets cai.
Leia em PDF: Aumenta acesso direto a sites de notícia (Folha de S.Paulo – 11/04/2012)