11/10/2013 – 3ª edição da coletânea ‘Panorama da Comunicação’ é lançada pelo Ipea

11 de outubro, 2013

(Portal Ipea) A coletânea Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2012/2013 foi lançada nesta quarta-feira, dia 9, na Universidade Católica de Brasília (UCB), reunindo autores que participaram da obra, acadêmicos e estudiosos da área.

João Cláudio Garcia, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea e organizador do título ao lado do professor José Marques de Melo, fez a apresentação geral dos quatro volumes da obra e agradeceu o empenho da entidade parceira desde o início do projeto, em 2010, a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom).

“Desde a primeira edição até agora, já são 11 volumes e mais de 180 textos. O Ipea tem a missão de produzir conhecimento e desenvolver estudos pra que as políticas públicas sejam formuladas e aprimoradas, e o Panorama promove a análise e a revisão sobre a comunicação e as telecomunicações no país”, afirmou Garcia.

Segundo ele, o Instituto já tinha um núcleo de estudos sobre telecomunicações, mas não havia, antes do projeto Panorama, uma tradição do Ipea em estudar a comunicação de maneira mais ampla. “A primeira edição contou com a seleção de pesquisadores por meio de chamada pública, que teve sucesso e nos permitiu realizar o mesmo tipo de seleção nos dois anos seguintes”, esclareceu.

Dione Oliveira Moura, presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), ressaltou que a parceria com o Ipea possibilita a ampliação dos estudos da comunicação no país. É uma publicação que traz a reflexão do significado do jornalismo e da comunicação nos tempos atuais, e essa expansão é uma conquista intermediária, para que a sociedade tenha mais acesso à informação e possa acessar direitos.

Uruguai

Allex Medrado Araújo apresentou o artigo A Comunicação Pública no Uruguai: tropeços e andanças em direção à cidadania, no qual aborda o consumo da comunicação televisiva do país. A TV é meio de comunicação mais popular entre os uruguaios. Grandes e poucas empresas detêm o mercado e atuam de forma horizontalizada. Medrado apontou que, dos 62 canais existentes no país, dois são estatais, e que o atual governo tomando iniciativas para democratizar o setor. O artigo foi escrito em conjunto com a analista de mídias sociais Thainan Paz Oliveira.

Paraguai

O texto Comunicação Pública no Paraguai: avanços e retrocessos foi apresentado por Pedro Cavalcanti, assessor de Imprensa do Instituto. Para Cavalcanti, o país tem problemas comuns a todos os países latinos, e sua análise permite estabelecer relação com o cenário midiático de todo o continente. Depois de 60 anos do Partido Colorado no Poder, Fernando Lugo assume a presidência em 2009 e inicia um projeto para dar à comunicação do Estado uma finalidade pública, não mais estatal. Foram criados veículos novos e fortalecidos os já existentes e aberto sinais de rádios comunitárias. Em quatro anos, ele tentou implantar um projeto novo que ficou abandonado por problemas estruturais, de desenho hierárquico e vinculações políticas.

Após o impeachmment de Lugo, o novo presidente, Horacio Cartes, do Partido Colorado, direcionou a TV pública paraguaia a concorrer no mercado com todas as outras, entendendo que ela deve se sustentar por conta própria. “Não parece que o trabalho com a comunicação pública esteja na agenda do novo governo paraguaio”, ressaltou Cavalcanti, que escreveu o artigo em parceria com Marcellus Araújo, também assessor de Imprensa do Ipea.

Cosette Castro também fez a exposição de seu artigo, Sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos e conteúdos culturais no Cone Sul: um olhar desde a digitalização, no qual apresentou um panorama comparativo de nove pontos relacionados à passagem do mundo analógico para o digital em cinco países latinos: Brasil, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil – 2012/2013 – Indicadores e Tendências I – Volume 1

Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil – 2012/2013 – Indicadores e Tendências II – Volume 2

Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil – 2012/2013 – Flagrantes – Volume 3

Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil – 2012/2013 – Memória – Volume 4 

Acesse o PDF: 3º Panorama da Comunicação é lançado em Brasília (Portal Ipea – 11/10/2013)   

 

 

 

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