15/01/2014 – Rolezinhos estão sumindo do Facebook após chamar atenção

15 de janeiro, 2014

(EXAME.com) Encontros que contavam com a confirmação de mais de mil pessoas previstos para ocorrer em shoppings de São Paulo neste sábado não estão mais no Facebook

Dois grandes rolezinhos esperados para ocorrer neste sábado, 18, em diferentes pontos de São Paulo sumiram do Facebook. Os encontros marcados para ocorrer nos shoppings Metrô Tatuapé e Center Norte não constam mais na rede social. Quem os procura em seus antigos endereços está sendo redirecionado.

Leia também: Folha de S.Paulo: Luiza Bairros aponta racismo em aversão a ‘rolezinhos’
 Imprensa e rolezinho, machismo e irresponsabilidade, por Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa)
– ‘Rolezinho’ na elite, por Eliane Cantanhêde, sobre a polêmica acesa por medidas discriminatórias nos shoppings paulistas (Folha de S.Paulo)

Até ontem, eles estavam entre aqueles com mais presenças confirmadas no universo de ao menos 10 rolezinhos previstos na cidade para as próximas semanas.

O do Shopping Metrô Tatuapé contava com quase 900 adesões; do Center Norte, 1.100.

Outro rolezinho previsto para este sábado, no Shopping JK Iguatemi, continua de pé e tem 780 confirmados no momento.

Diferentemente dos demais, no entanto, este último foi criado por um homem graduado na Unicamp e identificado com ícones do Partido dos Trabalhadores, segundo mostram as fotos em sua página.

Já os rolezinhos que vem ocorrendo desde dezembro – chegando a juntar seis mil pessoas no Shopping Metrô Itaquera – são marcados por jovens, a maioria adolescentes, que vivem em regiões periféricas de São Paulo.

O sumiço de quatro encontros – um em Suzano e outro em Taboão da Serra, ambos no Estado de São Paulo, também não estão mais na rede – ocorre no momento de acirramento do debate sobre como a polícia e os shoppings devem lidar com os rolezinhos.

Como resultado da reunião em Itaquera no último sábado, 10 pessoas serão indiciadas, de acordo com a polícia civil. Alguns presentes afirmam ter havido uso exagerado da força por PMs.

Ontem, o Secretário de Segurança Pública de SP, Fernando Graella, defendeu que, se houver necessidade, a polícia militar vai “aplicar a força”.

O sumiço repentino dos eventos citados, no entanto, ocorre ao mesmo tempo em que pipocam novos rolezinhos nas redes sociais, muitos fora de shoppings. A luta de todos eles deverá ser se destacar para conseguir espaço e virar realidade.

Alguns permanecem

Em São Paulo, apenas um rolezinho com muitos confirmados e criado por jovens permanece no ar: uma reunião no dia 8 de fevereiro no Shopping Aricanduva, que tem mais de 2,5 mil adesões até agora.

“Sem briga, sem arrastar, por favor. Vamos curtir o bang na disciplina”, diz o convite dos sete jovens administradores da página (veja a imagem entre as fotos da matéria).

No mais, o que restam são encontros menos “populares”, isto é, que angariaram bem menos pessoas e ainda lutam por atenção – como os previstos nos shoppings Penha e outro também no Aricanduva.

Encontros em outros estados – como o do Rio de Janeiro, que já conta com mais de oito mil confirmações, e Brasília, com mais de 1,5 mil – também permanecem na rede. Esses, e outro previsto em Porto Alegre, inserem-se num contexto de nova fase dos rolezinhos, tendo participação de universitários e coletivos que querem protestar em solidariedade ao que foi visto em São Paulo.

Acesse o PDF: Rolezinhos estão sumindo do Facebook após chamar atenção (EXAME.com, 15/01/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas