02/12/2011 – Mulheres da classe C investem em educação, beleza e lazer

02 de dezembro, 2011

(iG) Com aumento da renda, as mulheres de classe C planejam melhor as finanças e apostam em itens que podem melhorar qualidade de vida da família. Qualificação profissional, educação para os filhos, beleza e lazer ganharam espaço no orçamento familiar. Com o crescimento do poder de compra verificado nos últimos anos e o aumento da participação no mercado formal de trabalho, elas mudaram muito seus padrões de consumo, avalia Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, instituto de pesquisa especializado nas classes C e D. “O aumento da renda formal levou as mulheres da classe C a um novo patamar, em que é possível planejar as finanças e conquistar o que antes parecia inatingível, como educação de boa qualidade tanto para elas, quanto para os filhos. E, mesmo tendo empregos formais, essas mulheres ainda complementam a renda fazendo bicos e atividades extras que permitam dar mais conforto à família”, diz Meirelles.

Apesar da preocupação em construir uma vida melhor e de reconhecerem a importância de poupar para o futuro, as mulheres da Classe C ainda têm dificuldades em guardar dinheiro, pois elas ainda têm muitos sonhos de consumo a serem realizados, o que dificulta bastante a criação de uma reserva.

Entre a vontade de consumir e a necessidade de poupar, as mulheres da classe C adotam diferentes estratégias para organizar o orçamento doméstico. 

Leia mais em

Retrospectiva 2011 – o Ano do Poder das Mulheres

Leia também: Em 10 anos, dobra o número de mulheres que chefiam a casa (iG – 01/12/2011)

Veja a reportagem completa: Mulheres da classe C investem em educação, beleza e lazer (iG – 02/12/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas