06/06/2011 – Meninas atrasam a menstruação para ficar mais altas (Folha)

06 de junho, 2011

(Folha de S.Paulo) Pré-adolescentes estão usando anticoncepcionais e bloqueadores de hormônios para adiar início da ovulação por acreditar que não poderão crescer muito mais depois da primeira menstruação. 

Especialistas alertam que há abuso desse tipo de tratamento e que a tentativa de ganhar altura pode ser em vão. “Existem protocolos para retardar a menarca. O problema é que as adolescentes ou suas famílias estão querendo adiar a primeira menstruação por uma questão estética”, diz a ginecologista Albertina Duarte.

ABUSO DE HORMÔNIO

Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Duarte alerta que muitas meninas buscam informações na internet e tomam medicação sem o conhecimento dos pais.


“Hoje, há um abuso de medicamentos à base de progesterona [para adiar a menstruação]”, diz Albertina Duarte. De acordo com a médica, se a idade óssea da menina (identificada por um raio-X do pulso) já está avançada, nenhum remédio faz crescer. “Isso pode gerar decepção e depressão. Sem contar que os próprios hormônios do tratamento podem levar a alterações do humor.”

Leia matéria na íntegra: Meninas atrasam a menstruação para ficar mais altas (Folha de S.Paulo – 06/06/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas