07/05/2011 – Decisão fortalece projeto de criminalização da homofobia

07 de maio, 2011

(Folha de S.Paulo/O Globo/O Estado de S. Paulo) A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em favor do reconhecimento dos direitos da união estável de casais homoafetivos deve impulsionar no Congresso o projeto de lei que criminaliza a homofobia. É o que esperam os ativistas homossexuais, que preparam manifestações em todo o país em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Homofobia, 17 de maio.

O projeto que criminaliza a homofobia chegou ao Senado em 2008, após tramitar por três anos na Câmara. Como o tema divide parlamentares, não houve avanço. A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) já apresentou pedido de urgência para acelerar a matéria. “Agora, precisamos dar novos passos, e creio que um dos mais importantes é requerer urgência para o projeto que criminaliza a prática da homofobia”, defendeu a senadora.

Relatora do projeto na Comissão de Direitos Humanos(CDR), a senadora Marta Suplicy disse estar confiante de que a decisão do Supremo possa reduzir no Legislativo as resistências à proposta de criminalizar a homofobia. Para facilitar a aprovação, ela apresentou uma emenda que assegura a liberdade de religiosos de defenderem suas posições contrárias à união homoafetiva em templos ou igrejas, sem correr o risco de serem enquadrados na lei.Inércia legislativa
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) garantir direitos a casais homossexuais, choveram críticas à “paralisia” do Congresso. Desde 1995, com a apresentação do

projeto pioneiro de autoria da senadora Marta Suplicy (PT-SP), o Congresso já produziu mais de 20 propostas, mas o ritmo lento de tramitação das matérias, aliado a impasses políticos, barrou todas elas.

Agora, no vácuo legislativo, o Supremo Tribunal Federal decidiu em favor da união estável de casais homoafetivos. Mas, como a Constituição prevê a união entre “homens e mulheres”, deputados e senadores dizem que seria prerrogativa do Congresso aprovar emenda constitucional para modificá-la. E juristas argumentam que ainda são necessárias a aprovação de leis complementares para regular outros aspectos relacionados.

Segundo declarações dadas pelos ministros do STF após a sessão, o Congresso poderá regulamentar alguns pontos decorrentes da decisão. Mas o Legislativo não poderá atentar contra o núcleo da decisão, pois o Supremo não deixou espaço para o Legislativo dar nenhum passo atrás. “Pelos termos da decisão do Supremo, uma lei que eventualmente seja aprovada para impedir a adoção de crianças por casais do mesmo sexo será inconstitucional”, conforme ministros do STF consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O Supremo fez uma atualização da lei que o Congresso se recusou a fazer. Mais uma vez o Congresso foi atropelado, ficou para trás e fica pequeno do tamanho que está”, diz o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO). “A recusa em decidir um assunto de interesse nacional levou a questão ao Supremo”, diz o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP). “O Congresso dormiu no ponto.”

A reportagem do jornal Folha de S.Paulo aponta que, com a decisão do Supremo, qualquer projeto que venha a ser aprovado no Congresso relacionado à união estável de homossexuais se torna inócuo, já que a decisão foi tomada pela instância máxima do Poder Judiciário. “O Congresso não pode modificar decisões dessa natureza porque foram tomadas pela Suprema Corte, a guardiã da Constituição”, afirma o advogado constitucionalista Erick Pereira.

Faltam leis complementares
Segundo juristas consultados pela imprensa, a falta de legislação federal não permite ainda casamentos em cartórios de registro civil entre pessoas do mesmo sexo. Embora o STF tenha reconhecido a existência de união estável de homossexuais, os próprios ministros observaram no julgamento da questão a necessidade de uma lei que garanta às uniões homossexuais os direitos civis de casais heterossexuais.

Por enquanto, casais homoafetivos podem registrar em cartório uma escritura declaratória de união civil, como já acontecia, mas não há nada que obrigue cartórios a emitir certidões de casamento. A principal mudança é que os direitos reconhecidos em contratos já firmados em cartórios ganharam o respaldo jurídico no Supremo. “É o começo de uma solução, mas o Judiciário não substitui o Legislativo, apenas reconhece a existência de uma situação de fato, que acarreta efeitos jurídicos semelhantes ao casamento”, explica o jurista Dalmo Dallari.
O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio, Renaldo Bussiere, reforça a tese de que mudanças efetivas só acontecem com a promulgação de uma lei: “Hoje, com uma escritura de união estável, homens e mulheres podem colocar os companheiros, homossexuais ou não, como beneficiários em planos de saúde, no INSS e até como dependentes do Imposto de Renda. Essa declaração pode até estabelecer regime de bens. A mudança é que esses termos podiam ser contestados, e agora ganharam respaldo no STF”.

Forças Armadas acatarão decisão

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou que os direitos de militares homossexuais em união estável serão garantidos pelas Forças Armadas, como no caso de pensão em caso de morte.CNBB diz que não aceita decisão
Em sua 49ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou nota em que declara estranhar que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha se pronunciado sobre a união homoafetiva, de parceiros homossexuais, porque, em sua avaliação, o exame da matéria caberia ao Legislativo e ao Executivo.

Na nota, a CNBB afirma que as pessoas que manifestam preferência pelo mesmo sexo não podem ser discriminadas, mas insiste que a união entre homossexuais não equivale à família.

Leia na íntegra:

Para STF, leis que venham a restringir direitos de gays serão inconstitucionais (O Estado de S. Paulo – 07/05/2011)
Projetos pró-gays caducam e Congresso ensaia autocrítica (Folha de S.Paulo – 07/05/2011)
Projeto que criminaliza homofobia ganha força (O Estado de S. Paulo – 07/05/2011)
Ainda à espera do Congresso (O Globo – 07/05/2011)Leia também:
CNBB critica STF por aval a união homoafetiva (O Estado de S. Paulo – 12/05/2011)
Juiz diz que irá mudar de conduta e aprovar união de homossexuais (Folha de S.Paulo – 07/05/2011)

Reconhecimento de união gay pelo STF pede mudança em empresas (Folha.com – 07/05/2011)
Saiba quais são os países que aceitam a união homoafetiva (Portal R7 Notícias – 05/05/2011)
Dupla maternidade (O Estado de S. Paulo – 08/05/2011)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas