01/04/2011 – Aumentam as reações contra a declaração do deputado Bolsonaro

01 de abril, 2011

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) e 19 parlamentares pediram abertura de processo na Câmara contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), por quebra de decoro parlamentar. A cantora Preta Gil também irá processar o deputado por crime de intolerância racial e homofobia.

Ataque a negros e homossexuais
Os pedidos de cassação do mandato e a ação judicial são uma reação às declarações de Bolsonaro no quadro “O povo quer saber”, do programa CQC, da TV Bandeirantes, em que Jair Bolsonaro ataca negros e homossexuais.

Ao ser perguntado por Preta Gil: “Se seu filho se apaixonasse por uma negra, o que você faria?”, Bolsonaro respondeu: “Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados. E não vivem em ambiente que, lamentavelmente, é o teu”.

Já ao responder a perguntas de pessoas na rua, Bolsonaro disse que não participaria de um evento gay para não “promover maus costumes”. Disse também que nunca passou pela sua cabeça ter um filho homossexual. “Por ser um pai presente, não corro esse risco.” 

O deputado disse ainda ser contra cotas para negros e que se recusaria a voar numa aeronave pilotada por um “cotista” ou ser operado por um médico também nessa condição.

Repercussão nacional
“O deputado Bolsonaro é recorrente nessa sua busca de agredir segmentos da sociedade, em especial negros e gays, seus preferidos. Mas agora passou do limite. Racismo é crime e não é condizente com a ética parlamentar. Eu me sinto agredido por essa agressão covarde. Ele que arque com as consequências”, diz o deputado Edson Santos (PT-RJ), ministro da Igualdade Racial no governo Lula e um dos parlamentares que representaram contra Bolsonaro 

“A expressão promiscuidade denota o grau de racismo que ainda persiste na sociedade. E trata-se de um representante do povo. O episódio mostra que temos muito o que avançar no combate ao racismo”, afirma Mário Theodoro, secretário-executivo da Secretaria de Igualdade Racial.

Deputado nega ser racista
Diante da repercussão negativa, o deputado divulgou nota em seu site em que nega ter preconceito contra negros e alega que não entendeu a pergunta feita pela cantora Preta Gil, “percebida, equivocadamente, como questionamento a eventual namoro de meu filho com um gay. Daí a resposta”, escreve Bolsonaro.

Ao ser questionado sobre se é racista, ele disse: “Racista, eu? Só tem pobre nas Forças Armadas, como posso ser racista?”

Ao falar da cantora Preta Gil e de uma possível ação dela na Justiça, Bolsonaro atacou novamente: “Que exemplo ela tem de vida para dar para todos nós para falar de ética?”. E completou: “Eu estou me lixando para esse pessoal aí”, disse ele, referindo-se a quem o chama de homofóbico.

Preta Gil se sentiu-se agredida como mulher, negra e homossexual
“Passei nos últimos dias por um terror. Fui injustamente agredida por um político que não só me agrediu, mas a todos que são negros, gays ou que são os dois. Eu, no meu caso, sou uma mulher negra, gay e feliz”, disse a cantora.

“Fora Bolsonaro”
Nas redes sociais, Bolsonaro também recebeu uma saraivada de críticas. O Movimento Arco-Íris lançou no Facebook a campanha “Fora Bolsonaro”, com mais 25 grupos ligados a minorias. O movimento também enviará um pedido de punição a Bolsonaro à Comissão de Ética da Câmara.

UNESCO
A Unesco do Brasil se posicionou em apoio aos pedidos de punição ao deputado. “Unesco no Brasil defende apuração de denúncia de homofobia e racismo por parte de parlamentar”, diz post veiculado no twitter da Unesco na tarde de ontem.

Leia as matéria na íntegra: 
Vaccarezza afirma que deputado Bolsonaro é ‘deputado estúpido’ (O Estado de de S. Paulo – 01/04/2011)
Vacarezza chama Jair Bolsonaro de ‘deputado estúpido’ (Portal G1 – 01/04/2011)
Bolsonaro diz que se ‘lixa’ para movimento gay (O Globo – 31/04/2011)
Bolsonaro: ”Estou me lixando para gays” (O Estado de S. Paulo – 31/03/2011)
‘Fui injustamente agredida’, diz Preta Gil sobre Bolsonaro (Folha.com – 30/03/2011)
‘Estou me lixando para esse pessoal’, diz Bolsonaro sobre movimento gay (G1 – 30/03/2011)
Ataques a negros e gays (O Globo – 30/12/2011)
Deputado nega racismo e diz que não entendeu a pergunta de Preta Gil (UOL – 29/03/2011)
Deputados pedem investigação sobre Bolsonaro por comentários racistas (UOL – 29/03/2011)
Bolsonaro pede convocação para explicar declarações polêmicas ao Conselho de Ética (Última Instância – 29/03/2011)
Congresso, gays e negros reagem contra declarações de deputado (Folha de S.Paulo – 30/03/2011)
Bolsonaro ataca negros e gays na TV  (O Estado de S. Paulo – 30/03/2011)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas