Nota Pública da Marcha Mundial das Mulheres sobre mudança Ministerial da SPM e SEPPIR

24 de setembro, 2015

(Marcha Mundial das Mulheres, 24/09/2015) A criação da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres (SPM/PR) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) representou uma decisão política de extrema importância no reconhecimento da desigualdade secular de gênero e de raça no Brasil e da necessidade de combatê-la.

Esse ato político ultrapassou o limite das palavras implementando políticas públicas com o sentido de diminuir o fosso que separam homens e mulheres, brancos e negros no país.

Há muito que ser feito ainda, e é justamente por isso, nesse momento de fortalecimento do conservadorismo machista e racista, que ambas as Secretarias deveriam receber um papel de maior relevância.

Sabemos que somente o Estado atuando em conjunto com a sociedade civil organizada poderá construir uma nação onde as mulheres possam viver com autonomia e dignidade, a vida da população negra continue sendo valorizada e nós sejamos todas e todos reconhecidos como sujeitos políticos demandantes de políticas específicas rumo a igualdade.

Reafirmamos a importância de ambas as Secretarias se manterem com estatuto de ministério. Temos a certeza de que a redução da SPM e SEPPIR não resolverá a crise nacional e, pelo contrário, aprofundará as desigualdades no Brasil.

Marcha Mundial das Mulheres
Setembro de 2015

Acesse no site de origem: Nota Pública sobre mudança Ministerial da SPM e SEPPIR 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas