Amazonas e Roraima recebem campanha Mais Mulheres na Política

1024
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Senado Notícias, 19/05/2015) Senadoras e deputadas, acompanhadas pelo senador José Medeiros (PPS-MT), deslocaram-se na manhã desta segunda-feira (18) para a cidade de Manaus. Lá, cerca de 400 pessoas participaram do lançamento da campanha Mais Mulheres na Política, a Reforma que o Brasil Precisa, realizado no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa daquele estado.

O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, reuniu ainda parlamentares de 17 câmaras municipais da região, prefeitos, lideranças femininas de partidos políticos, entidades feministas e de movimentos sociais.

A exemplo do lançamento da campanha em 26 de março em São Paulo, a intenção da Bancada Feminina no Congresso é chamar a atenção de parlamentares e da sociedade para que durante a discussão da reforma política seja incluída a reserva de 30% das cadeiras para as mulheres nos três níveis do Parlamento brasileiro, que hoje é de cerca de 10%.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora Especial da Mulher, indicou a estratégia das parlamentares para fortalecer do movimento.

— A partir de agora precisamos acompanhar todos os passos dos parlamentares homens. Devemos pedir o apoio, vigiar o voto e divulgar as posições de todos, pois já passou o tempo em que o poder político pertencia tão somente ao gênero masculino — orientou.

Já a senadora Marta Suplicy (sem partido-SP), aproveitou para explicar a necessidade de mais mulheres no poder.

— Mulheres não são melhores, nem piores do que os homens. São apenas diferentes, têm mais sensibilidade, e é essa sensibilidade que deve estar presente na hora de se fazer as leis, para garantir uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária — afirmou.

Além das lideranças locais, compuseram a mesa as senadoras Vanessa Grazziotin, Marta Suplicy, Regina Sousa (PT-PI), o senador José Medeiros, as deputadas federais Conceição Sampaio (PP-AM), Júlia Marinho (PSC-PA), Jéssica Sales (PMDB-AC), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Josué Neto (PSD), a deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB), a vereadora Professora Jacqueline (sem partido). Estavam presentes ainda Eunice Borges, da ONU Mulheres; Suzi Teodoro, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), e Liége Rocha, do Fórum Nacional de instâncias de Partidos Políticos.

Ao final do evento, o público cantou e aplaudiu o jingle inédito da campanha, composto pelo artista Paulo Marinho e interpretado pela cantora Márcia Siqueira, ambos amazonenses.

Boa Vista

Após o lançamento em Manaus, que contou com suporte da Força Aérea Brasileira (FAB), a delegação seguiu para a capital de Roraima, único estado brasileiro governado por uma mulher.

Suely Campos (PP), atual governadora e ex-deputada federal, recebeu a comitiva ao lado da senadora Ângela Portela (PT-RR) no Palácio Hélio Campos. A acolhida contou com apresentação da cantora Euterpe Rufino, que interpretou a canção Vilarejo, de Marisa Monte, para as mais de 300 pessoas, entre elas cerca de 50 mulheres representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Nos 15 municípios de Roraima as mulheres ocupam cargos de poder político com competência e dinamismo no antigo território, elevado a status de estado em 1990. Além da senadora Ângela Portela, que compõe a Mesa do Senado, Roraima tem duas deputadas federais e ainda a prefeita de Boa Vista, Tereza Zurita (PMDB), além de três vereadoras na capital.

Segundo a governadora, todo apoio será dado à luta das mulheres pela ampliação da presença feminina no Parlamento.

— Queremos ser protagonistas em favor do empoderamento da mulher nas políticas públicas e pelo fim das desigualdades — garantiu Suely Campos.

A senadora Regina Sousa destacou a importância da paridade na representação parlamentar.

— As mulheres estão destinadas historicamente a ocupar o espaço privado e os homens o espaço público. Temos a tarefa de mudar essa realidade e mostrar que o lugar da mulher é em todos os lugares. Nossa primeira tarefa nesse momento é conseguir incluir a proposta no relatório que está em andamento na Câmara dos Deputados e contamos com todas e todos nessa empreitada para que nossa campanha seja vitoriosa — afirmou.

Estavam presentes ainda a deputada estadual Aurelina Medeiros (PSDB); a vereadora Mirian Reis (PHS); o vereador Adilberto Veras, presidente da Câmara Municipal da capital e dezenas de lideranças políticas da região.

Da Assessoria de Imprensa da Procuradoria Especial da Mulher

Acesse no site de origem: Amazonas e Roraima recebem campanha Mais Mulheres na Política (Senado Notícias, 19/05/2015)

Compartilhar: