01/01/2011 – Senadoras da oposição têm boas expectativas em relação ao futuro governo Dilma Rousseff (Globo)

01 de janeiro, 2011

(O Globo) Em relação à bancada feminina de oposição no Senado, é possível que a presidenta Dilma Rousseff não encontre tantos obstáculos no seu futuro governo. Para repercutir o significado de o país ter sua primeira presidenta, a reportagem de O Globo procurou algumas senadoras e obteve delas os seguintes comentários:
“É necessário aumentar a representatividade feminina na política e no cenário mundial”, afirma a senadora e futura governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM-RN), para quem é importantíssimo ter uma mulher no mais alto cargo da política brasileira.

“É sinal de que os espaços podem ser abertos. Afinal, as mulheres precisam de oportunidades e não de privilégios”, diz a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que considera que ter uma mulher presidente do país nos dá uma outra visão de mundo, além de ser um estímulo mesmo para aqueles que não votaram nela.
Apesar de ser uma defensora da maior presença das mulheres nos cargos de comando das empresas, do Judiciário e da política, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) considera que o critério de escolha do novo ministério não pode se restringir exclusivamente à questão de gênero. “O importante é a capacidade técnica e intelectual de cada uma para ocupar o cargo, especialmente quando falamos de ministérios, secretarias ou grandes estatais”, diz a senadora, que não considera a presidenta Dilma Rousseff nenhuma defensora dos direitos das mulheres.

Para a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), a afirmação de Dilma Rousseff, de que gostaria que seu ministério fosse composto por pelo menos 30% de mulheres, é uma bobagem, “apesar de ser um reconhecimento à formação e à capacidade da mulher brasileira, que notadamente possui qualificação para ocupar postos de primeiro escalão”.

“Se fizer uma gestão muito ruim será péssimo para o país e poderá, sim, provocar um certo preconceito em relação às mulheres na política”, opina a senadora Marisa Serrano.

Leia na íntegra: Senadoras da oposição têm boas expectativas em relação ao futuro governo Dilma Rousseff (O Globo – 01/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas