02/09/2010 – Lula diz que mulher precisa ‘conquistar’ a política (Folha.com/AgBrasil)

02 de setembro, 2010

(Folha.com/Agência Brasil) Ao participar da abertura da Conferência Gênero, Desenvolvimento e Poder, em Foz do Iguaçu (PR), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “as mulheres têm que partir para a conquista política”. Sem citar a candidata petista Dilma Rousseff, Lula declarou que não há mais espaço para a discriminação das mulheres na sociedade. Lula destacou os avanços alcançados nos últimos anos pelas mulheres, como a elevação da renda do trabalho feminino. “De 2004 a 2008, as mulheres conseguiram aumento de 14,5 % em seus salários e os homens 12,4 %”, disse o presidente.

As mulheres ocupam cada vez mais cargos em empresas e na política, portanto não é justo que continuem a ganhar menos. Mas não é com uma lei que resolve. É preciso uma mudança de comportamento”, disse o presidente, que ressaltou a participação de 72 empresas em programas de equidade e gênero, que empregam 138 mil mulheres.

Lula aproveitou para criticar a atitude dos homens que tratam as mulheres como domésticas.
 

Participaram também da cerimônica de abetura do evento a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência, Nilcéa Freire, e a ministra da Secretaria da Mulher do Paraguai, Glória Rubin. 

Alertando para os avanços alcançados, Nilcéa Freire afirmou que: “Há uns sete anos seria impossível reunir num encontro destes o presidente da República, ministros, governadores e prefeitos [para tratar da questão de gênero].

Leia mais:
Lula diz no Paraná que mulher precisa ‘conquistar’ a política (Folha.com – 02/09/2010)
Lula diz que não há mais espaço na sociedade para discriminar as mulheres (Agência Brasil – 01/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas