04/10/2010 – Subida de Marina leva Dilma e Serra ao 2º turno (Estadão/Folha)

04 de outubro, 2010

(Folha de S. Paulo/O Estado de S. Paulo)  Com 99,8% das urnas apuradas até as 23h40, a candidata Dilma Rousseff tinha 46,9% dos votos validos. José Serra recuperou-se em suas principais bases eleitorais, como São Paulo, e estava com 32,6%. Já a candidata Marina Silva surpreendeu, crescendo muito na reta final, e chegou a 19,3% e  teve papel decisivo para mandar a disputa presidencial para o 2º turno. Segundo contagem publicada pelo Estadão, faltaram pouco menos de 3 milhões de votos para que Dilma Rousseff assegurasse uma vitória já no 1º turno.

Segundo a Folha, as últimas pesquisas do instituto Datafolha teriam captado:

“1) O desembarque de parcela expressiva do eleitorado da candidatura Dilma, especialmente entre os eleitores da chamada nova classe C (com renda mensal entre R$ 1.020 e R$ 2.550) e entre os menos escolarizados;
2) Uma “onda verde” a favor de Marina nessa mesma classe C, com tendência de crescimento no Sul, Sudeste e Nordeste; e um apoio inédito do eleitorado feminino na reta final da campanha;
3) Um movimento de recuperação das intenções de voto de Serra em sua base eleitoral, São Paulo (maior colégio eleitoral do país, com 30,3 milhões de eleitores); e sua vitória no “arco do agronegócio”, que compreende Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Entre esses fatores, pesaram mais a arrancada de Marina e a queda de Dilma. Em dez dias, a candidata do PV cresceu 5,5 pontos percentuais, considerando os votos válidos; Dilma recuou 7. Serra subiu 1,7 ponto.”

Acesse:
Arrancada de Marina, voto de SP e queda de Dilma na classe C explicam o 2º turno (Folha de S. Paulo – 04/10/2010)
Marina tira votos de Dilma, que perde em mais Estados do que se previa (O Estado de S. Paulo – 04/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas