07/10/2010 – Aborto ofusca debate sobre mulheres (Globo)

07 de outubro, 2010

(O Globo) A polêmica sobre a legalização do aborto criada durante a campanha eleitoral faz com que temas relevantes para a vida das mulheres não sejam abordados pelos candidatos à Presidência.

Questões como mercado de trabalho, equidade de salário entre homens e mulheres, formação profissional às mulheres e creches, que são fundamentais para o cotidiano das mulheres, principalmente as mais pobres, não têm sido objeto das preocupações e de propostas dos candidatos.

“Não se pode falar em igualdade no mercado de trabalho sem uma rede de creches”, diz Gilda Cabral, fundadora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea). Muitas mulheres acabam trabalhando menos horas por terem que cuidar dos filhos, ou ainda deixam de trabalhar para realizar essa tarefa.

Professora de pós-graduação em políticas públicas do Instituto de Economia da UFRJ, Lena Lavinas diz: “Mulheres pobres trabalham menos horas que homens. Se puderem ter os filhos em uma creche o dia todo, vão ter mais chances de melhorar a renda per capita da família. Sob o ponto de vista da erradicação da pobreza, o acesso à creche e à escola em tempo integral é mais eficiente que o Bolsa Família, apesar de esse programa também ser necessário”. 

“No Bolsa Família, o dinheiro é dado à mulher, que é considerada a que toma conta da família. Esse modelo deveria ser completado por serviços de agências de microcrédito ou bancos comunitários, por exemplo, para moradoras nos bolsões de pobreza”, afirma a escritora Rose Marie Muraro.

Leia a matéria na íntegra: Aborto ofusca debate sobre mulheres (O Globo – 07/10/2010)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas