08/08/2011 – Conheça as candidatas à sucessão de Ellen Gracie no STF

08 de agosto, 2011

(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) Na próxima semana, a presidenta Dilma Rousseff deverá definir o nome da candidata a ocupar a cadeira da ministra Ellen Gracie, do STF (Supremo Tribunal Federal). Conheça as sete candidatas e saiba quem as apoia no Supremo e no governo.

As ministras Maria Thereza Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM), são os nomes mais cotados pelo governo para se tornar a terceira integrante do sexo feminino no STF.

candidatasvagaellengracie600_folhasp08082011

A ministra do STM, Maria Elizabeth Rocha, tem apoio do ministro Dias Toffoli, seu amigo, e de José Dirceu, réu no processo do mensalão. Indicada à corte militar pelo ex-presidente Lula, ela tem a vantagem de ter trabalhado com Dilma na Casa Civil. De 2003 a 2007, ela foi assessora jurídica da subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Trabalhou com o ex-ministro José Dirceu e, a partir de 2005, com Dilma. A ministra do STM suspendeu no ano passado julgamento de ação que permitiria acesso ao processo que levou Dilma à prisão, na ditadura militar.

Maria Thereza MouraFátima Nancy Andrighi são as duas candidatas do STJ (Superior Tribunal de Justiça), dos quais os ministros são, em regra, candidatos naturais para o Supremo. Maria Thereza Moura, especialista em processo penal, chegou ao posto atual com a ajuda de Márcio Thomaz Bastos (ex-ministro da Justiça) e tem mais chance de emplacar que sua colega.

Sylvia Steiner, juíza do Tribunal Penal Internacional, é benquista pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e por Ricardo Lewandowski. Seu mandato na corte, com sede em Haia (Holanda), termina em 2012, e o cargo é uma das opções visadas por Ellen depois de deixar o Supremo.

Flávia Piovesan conta com o apóio do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), de quem é colega na Procuradoria do Estado e na PUC-SP. Foi pela atuação na área de direitos humanos que ela se aproximou de uma parte do PT que a apoia.

A desembargadora negra e baiana Neuza Maria Alves da Silva é pouco conhecida na política da capital, mas tem o apoio do governador Jaques Wagner (PT).

Eunice Carvalhido, bastante conhecida no mundo jurídico brasiliense, é casada com o ministro aposentado do STJ, Hamilton Carvalhido. Foi indicada por Lula ao cargo atual.

Leia mais:

Sete mulheres disputam vaga no Supremo (Folha de S.Paulo – 08/08/2011)
Sucessão de Ellen Gracie no STF tem duas mulheres como favoritas (O Estado de S. Paulo – 07/08/2011)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas