10/04/2011 – Nos discursos, a valorização da mulher (Estadão)

10 de abril, 2011

(O Estado de S. Paulo) Sociólogas e feministas entrevistadas para matéria publicada no encarte especial “100 Dias de Governo” falam da valorização da independência econômica das mulheres – como assalariadas ou empreendedoras – nos discursos da presidenta Dilma Rousseff.  

Para a educadora Silvia Camurça, da ONG SOS Corpo – Instiuto Feminista para a Democracia, a promoção das mulheres sob o ponto de vista econômico é a mais importante novidade do governo Dilma nessa área. “Sem abrir mão do combate à violência, ela recoloca no centro do debate a questão da autonomia econômica”, diz. 

A professora e socióloga Maria José Rosado, da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, acredita que ainda é cedo para avaliar o governo, mas considera positivos os sinais dados até agora de valorização do trabalho da mulher. “As pesquisas demonstram que, mesmo desempenhando as mesmas atividades, as mulheres ganham menos que os homens. Por outro lado, também existem pesquisas indicando que o número de mulheres que sustentam as famílias aumenta. Diante disso, é fundamental o desenvolvimento de políticas de valorização do trabalho feminino.”

Fátima Pacheco Jordão, consultora e especialista em pesquisas de opinião, observa que essa valorização da mulher poderá, efetivamente, favorecer a ampliação da presença de mulheres nos espaços de poder. Para a socióloga, os bons níveis de aceitação de Dilma e a naturalidade da transição no Planalto demonstram que a sociedade estava mais preparada para aceitar uma mulher no comando do País do que se supunha na campanha eleitoral. “Tinha-se a impressão de que o fato de ser mulher seria um obstáculo imenso. Mas não se verificou isso na prática.”

Veja a matéria completa: Nos discursos, a valorização da mulher (O Estado de S. Paulo – 10/04/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas