10/02/2012 – Na posse, ministra da SPM promete investir na esfera do trabalho e no combate à pobreza

10 de fevereiro, 2012

posseministraspm_rstuckertfo600

possediscursoministraspm_rstuckertfo260(Agência Brasil) A nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci, disse hoje (10) que as prioridades da pasta para esse ano serão investir na esfera do trabalho, sobretudo no campo das trabalhadoras domésticas, e no combate à pobreza.

“Para isso, é preciso assegurar a garantia de direitos e acesso à informação, à capacitação e ao mercado de trabalho. Também não se pode aceitar que, ainda hoje, as mulheres sejam objetos de qualquer forma de violência”, ressaltou.
A nova ministra também comentou a decisão de ontem (9) do Supremo Tribunal Federal (STF) que passa a permitir que o Ministério Público denuncie agressores mesmo quando as mulheres vítimas de violência tenham desistido de prestar queixa. “A vitória no STF representa um marco histórico na vida das mulheres brasileiras.”
Ela cobrou ainda a criação de mais juizados especializados em violência doméstica e familiar. Para ela, a rede de atendimento a mulheres precisa deixar de tratar apenas os danos físicos e assumir um caráter preventivo, por meio de parcerias com outros ministérios. – Nova ministra da SPM diz que vai investir na esfera do trabalho e no combate à pobreza (Agência Brasil – 10/02/2012)

posseassinaturaministraspm_rstuckertfo260(Terra) Defensora do direito ao aborto, a nova ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse nesta sexta-feira, ao tomar posse, que “não se pode aceitar” atualmente que as mulheres ainda tenham “seus direitos reprodutivos e sexuais desatendidos e desrespeitados”. A sucessora da ministra Iriny Lopes, que deixa o governo para disputar a prefeitura de Vitória (ES), afirmou, no entanto, que ao assumir o primeiro escalão do governo federal, irá responder “com toda lealdade, competência e compromisso em consonância com as metas de nosso governo assumidas”. – Pró-aborto, ministra quer respeito a ‘direitos reprodutivos’ da mulher (Terra – 10/02/2012)

Assista ao vídeo com o discurso da presidenta Dilma Rousseff na posse da ministra da SPM

eleonoramenicucci130_filipematoso_g1(G1) A ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, disse na tarde desta sexta (10), em referência à questão da legalização do aborto, que tem convicção pessoal, mas que, no ministério, defenderá as políticas do governo.

Durante transmissão de cargo na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, a nova ministra afirmou que tem “absoluta seriedade” para dar continuidade ao programa de governo e buscar “avançar no que puder”. “Convicção é uma coisa pessoal. Hoje, assumo posição de titularidade de uma pasta importante e terei muita serenidade de levar adiante as políticas do governo nesse aspecto”, afirmou em entrevista coletiva na sede da secretaria, após o ato de transmissão de cargo, que recebeu da ex-ministra Iriny Lopes. – Ministra diz que tem ‘convicção’, mas defenderá políticas do governo (G1 – 10/02/2012)

(SPM) Lembrando palavras da presidenta da República – “Escolhi Eleonora pelo conjunto da sua obra” – a nova ministra ressaltou que graças às suas convicções, sua trajetória de vida, chegou até o comando da pasta. A nova ministra anunciou que, na sua gestão, vai conversar com representantes de partidos políticos, de sindicatos, de movimentos feministas, ONGs, universidades e trabalhadores, porque “precisa de uma sociedade civil forte para avançar nas políticas públicas” voltadas para as mulheres.

“Largo um projeto de candidatura à reitoria de uma universidade para coordenar um ministério. Nesta mudança de rumo está expresso o meu compromisso com as mulheres”, ressaltou Eleonora. – Nova ministra diz que deixa projeto na universidade para coordenar ministério (SPM – 10/02/2012)

(Lilian Venturini, coluna Radar Político, Estadão.com) Com discursos repletos de menções à ditadura, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, tomou posse na manhã desta sexta-feira, 10. A socióloga e ex-companheira de cárcere da presidente Dilma Rousseff substitui Iriny Lopes e, nas palavras da presidente, vai trabalhar de acordo com a política do governo.

Durante a semana, declarações da nova ministra favoráveis à legalização do aborto causaram desconforto a parlamentares da bancada evangélica, que chegou a pedir a saída de Eleonora. “Ela é uma feminista que respeitará seus ideias, mas que atuará segundo as diretrizes do governo”, afirmou Dilma na cerimônia de posse.

Ainda durante seu discurso, a presidente reforçou que a nova ministra não fará distinções “políticas, religiosas ou de qualquer outra ordem”. “Tenho certeza de que a Eleonora é capaz de assegurar, dentro da diversidade do nosso País, que todas as situações sejam preservadas.”

Sem abordar temas polêmicos, a nova ministra usou seu discurso para falar das prioridades de sua gestão e do seu passado de luta contra a ditadura, período em que se aproximou da presidente Dilma. “Nos engajamos contra a ditadura, fomos presas, torturadas. Vivemos na mesma cela. Aprendemos a nunca nos omitir diante de uma situação, por mais difícil que venha a ser”, disse.

De saída, a ex-ministra Iriny Lopes reassumirá o mandato de deputada na Câmara antes de se dedicar à campanha eleitoral pela Prefeitura de Vitória (ES).

Abaixo, os principais momentos da cerimônia de posse:

12h35 – A presidente fez longa fala com promessas de garantir igualdade para mulheres no ambiente de trabalho. Desejou sorte à ex-ministra Iriny e sorte à nova ministra Eleonora. “Seja bem-vinda, companheira.” O discurso de Dilma encerrou a cerimônia.

12h25 – Dilma: “Escolhi Eleonora pelo conjunto da obra. Ela agora se afasta por um tempo da Academia para se dedicar às ações que permitem com que nós transformemos os nossos ideiais de igualdade e justiça social em políticas concretas. Ela vem, sem sobra de dúvidas, engrandecer o meu governo. Tenho certeza de que a Eleonora é capaz de assegurar, dentro da diversidade do nosso País, que todas as situações sejam preservadas. [De que trabalhará] Sem distinções políticas, religiosas ou de qualquer outra ordem.” “Eleonora é uma feminista que respeitará seus ideias, mas que atuará segundo as diretrizes do governo. Eleonora vem para integrar o governo mais feminino da história do nosso País. E para surpresa de vocês, digo que é governo feminino não apenas por ter uma mulhjer na presidência e dez no ministério. Mas pq homens e mulheres reconhecem a importância da mulher na sociedade. Porque todos respeitam e defendem igualdade de gênero.”

12h20 – No início de seu discurso, Dilma também comentou o julgamento da aplicação da Lei Maria da Penha, nessa quinta-feira no Supremo Tribunal Federal. “Com essa lei, portanto, estamos construindo o futuro da sociedade brasileira.” A presidente desejou sorge à ministra Iriny Lopes, que deixa o cargo em razão das eleições e reassume o mandato de deputada na Câmara.

12h16 – Dilma fez agradecimento especial à senadora Marta Suplicy (PT-SP) por sua participação “inequívoca” nos projetos voltados aos direitos da mulher.

12h12 – A presidente Dilma Rousseff começa a discursar.

12h09 – Dedicou a parte final do discurso a pessoas que morreram durante a ditadura, momento em que foi aplaudida de pé pelos presentes na cerimônia. “Todas as minhas energias, responsabilidade e vontade estarão dedicadas para que nosso governo responda ao compromisso que a senhora assumiu com todas as mulheres”, concluiu Eleonora.

12h06 – Eleonora Menicucci: “Quero reafimar a importância desse ministério e do trabalho das ministras que me antecederam. O desafio do ministério, no conjunto do governo, é de buscar mudanças relativas à remuneração, à saúde, à partilha de responsabilidades profissionais e busca de paridade nos processos de decisão.”

12h – Eleonora Menicucci: “A vitória ontem no STF [sobre a Lei Maria da Penha] representa marco histórico na vida das mulheres brasileiras. Porém, falta muito a ser feito para garantir a prática da lei em sua plenitude. Para atuar na prevenção da violência contra as mulheres é preciso parceria com educação, saúde, comunicação, entre tantas.”

11h55 – A nova ministra chamou atenção para seu currículo acadêmico, o que, segundo ela, a credencia para assumir o cargo. “Tenha certeza [presidente] de que meu currículo acadêmico, me credencia e me dá suporte para desempenhar esse cargo. Além disso, adquiri experiência na gestão pública. Na condição de ministra investirei na força empreendedora das mulheres brasileiras para avançar somando às conquistas já alcançadas na esfera do trabalho, com atenção às trabalhadoras domésticas, desprotegidas pela legislação vigente.”

11h50 – Eleonora Menicucci: “O convite que a senhora me fez me honra e me estimula a enfrentar um dos maiores desafios pessoais e pessoais com os quais me deparei. Responderei com toda minha lealdade. Nossas trajetórias, presidente, de mulheres mineiras quando éramos muito jovens. Nos engajamos contra a ditadura, fomos presas, torturadas. Vivemos na mesma cela. Aprendemos a nunca nos omitir diante de uma situação, por mais difícil que venha a ser.”

11h44 – Iriny defende igualdade salarial entre homens e mulheres e mencionou os projetos realizados em parceria com os demais ministérios. Após concluir a fala, a presidente Dilma Rousseff assinou o termo de posse da nova ministra, Eleonora Menicucci, próxima a falar.

11h35 – Iriny destacou a Lei Maria da Penha e o julgamento do Supremo Tribunal Federal, que nessa quinta-feira, 9, determinou que abertura de ação criminal contra o responsável pela lesão corporal mesmo sem a vítima formalizar a denúncia.

11h27 – Iriny Lopes agradece à presidente por ter tido a oportunidade de trabalhar em seu governo e elogia a escolha de sua substituta, Eleonora Eleonora Menicucci. Iriny destacou a participação das mulheres na aplicação dos projetos da secretaria nas cidades e municípios. “O desafio é muito grande e são vocês que executam o que pensamos aqui. Quero fazer agradecimento ao Congresso e à valoroza bancada feminina. Pequenininha, barulhenta, eficaz e guerreira.”

11h19 – Começa a cerimônia de transmissão de cargo. A atual ministra Iriny Lopes abre o evento. A presidente Dilma Rousseff está presente.

Acesse em pdf:
Nova ministra da Secretaria das Mulheres atuará de acordo com o governo, diz Dilma (Radar Político/Estadão.com – 10/02/2012)
Nova ministra seguirá orientação do governo, diz Dilma (Portal G1 – 10/02/2012)
Ministra adverte que sua vida “não foi só na cadeia” (Jornal de Brasília – 10/02/2012)
Nova ministra assume e homenageia militantes mortos no regime militar (UOL Notícias – 10/02/2012)
Discurso de posse da ministra Eleonora Menicucci (Vi o Mundo – 10/02/2012)

Leia também:
Iriny Lopes deixa o cargo no Ministério e elogia sua sucessora (DCI – 10/02/2012)

Despedida da ministra Iriny Lopes (SPM – 10/02/2012)
“Não me façam chorar, não destruam a minha imagem de durona”, disse a ministra Iriny Lopes, ao se despedir e receber os agradecimentos emocionados da equipe com quem trabalhou durante cerca de 13 meses na Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Fila grande para a despedida. Após tantos abraços e beijos, ela chorou (discretamente). E agradeceu todo o empenho de funcionários e funcionárias da SPM, cada manifestação de carinho e dedicação e pediu a essas pessoas que fizessem o mesmo pela nova ministra, que recebesse de braços abertos Eleonora Menicucci, a quem demonstrou admiração e orgulho: “A presidenta Dilma não poderia ter feito escolha mais acertada”.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas