11/01/2011 – O estilo de governar da primeira presidenta do Brasil

11 de janeiro, 2011

Rápida, pontual, rigorosa e cuidadosa. Leve e descontraída, mas muito exigente. Saiba quais são as primeiras impressões sobre o novo estilo de governar que a presidenta Dilma Rousseff mostrou já na primeira semana de trabalho e que está impondo a toda sua equipe:

“Além de alterações no mobiliário e no consumo de café – ela prefere o coado ao expresso -, Dilma já imprimiu rotina diferente. A começar pelo cumprimento da agenda. É mais pontual que o ex-presidente. Nas reuniões, também palpita mais, sobretudo em termos técnicos. E, diferentemente de seu antigo chefe, não é dada a aparições públicas. Na primeira semana, ficou em seu gabinete. E só abriu a porta para os fotógrafos em duas reuniões.” (Globo)

“Dilma evitou se expor, dedicou-se mais às reuniões e mostrou que, diferentemente de Lula, quer mais rapidez nas decisões do governo. Segundo um auxiliar da petista que trabalhou com Lula, Dilma mostra que ‘vai agir rapidamente e não quer deixar os problemas se agravarem para resolvê-los’.” (Folha)

“Dilma repreendeu o general José Elito Siqueira, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, um dia depois de ele ter dito que a existência de desaparecidos políticos no país não deve ser motivo de vergonha. Imediatamente, checou com sua equipe se alguém estava presente na cerimônia em que o general discursou, pediu detalhes e o convocou. Dilma tentou evitar uma crise sem criar outra, contou um assessor, que prefere não se identificar -a presidente se irrita com vazamentos. Em suas palavras, ela foi ‘rigorosa’ e ‘cuidadosa’.” (Folha)

“Quem já esteve com a presidente diz que ela é muito segura nas informações. Paulo Bernardo, das Comunicações, afirmou na sexta-feira, depois de participar de reunião sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que havia preparado um material sobre o tema para apresentar a Dilma, mas desistiu. ‘Ela sabe mais do que eu sobre isso’, declarou.” (Globo)

“Num estilo mais gerencial, como já era sua marca na época em que foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma cobrou metas concretas no programa de erradicação da miséria extrema e marcou uma reunião ministerial para a próxima semana.” (Globo)

“Obcecada por metas, Dilma vai redefinir prioridades e cortar gastos, algo em torno de R$ 35 bilhões do Orçamento. Tem pressa na montagem do plano nacional de combate ao crime organizado e incumbiu Cardozo de iniciar uma maratona de viagens para ouvir governadores sobre políticas de segurança pública.” (Estadão)

“Quem convive com ela há mais tempo, no entanto, já está acostumado com seus hábitos, bem diferentes dos de Lula. Enquanto ele ultrapassava todos os prazos para tomar decisões, ela é a típica mineira que não perde o trem e quer tudo pronto para ‘ontem’.” (Estadão)

“Em uma semana de trabalho, Dilma Rousseff tirou do papel um antigo plano: vai dividir o governo em ‘núcleos de gestão’, que terão metas a cumprir, e revisar todas as receitas e despesas. Adepta do planejamento estratégico, a primeira mulher presidente do Brasil quer um modelo de governança no estilo empresarial. (…) Dilma determinou a ministros a formação de três grandes núcleos: políticas sociais, desenvolvimento econômico e cidadania. Há, ainda, o grupo de infraestrutura criado no governo Lula, que será repaginado. Cada núcleo ficará responsável pela preparação dos projetos e monitoramento das ações. O programa de erradicação da miséria está abrigado no guarda-chuva social.” (Estadão)

“A presidente Dilma Rousseff mandou avisar aos aliados que não vai nomear políticos para cargos que exijam qualificação técnica.”
– da coluna Panorama Político de 08/01/2011 (Globo)

“‘Dilma tem consciência de que não é o Lula e precisa muito trabalhar coletivamente, para dar conta dessa tarefa’, afirmou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. ‘Que ninguém se engane: ela está leve e descontraída, mas vai exigir resultados. E muito.'” (Estadão)

Acesse na íntegra:
Ela quer tudo para ontem (O Estado de S. Paulo – 09/01/2011 )
Estilo de Dilma se contrapõe ao de Lula (Folha de S.Paulo – 09/01/2011)

Assista ao vídeo: De forma discreta, Dilma impõe novo estilo ao governo (Fatos e Versões/Globo News – 08/01/2011)

Leia também:

“Entre suas características sua equipe inclui a discrição pessoal, formalidade, disciplina, racionalidade, pontualidade, vocação para detalhes, gosto por assuntos administrativos e cobrança de metas”. – Questão de estilo, por Dora Kramer (O Estado de S. Paulo – 09/01/2011)

“Com esse estilo ‘gerente’ – ela está menos estressada do que nos tempos de Casa Civil e de campanha presidencial, conforme os auxiliares – Dilma já desenhou o formato de sua ação. Pretende criar quatro eixos de trabalho, reunindo o que no governo Fernando Henrique era chamado de Câmara Setorial. Agora, serão os núcleos: Econômico, Social, Cidadania e Infraetrutura. Com frequência, ela convocará os núcleos para cobrar o cumprimento de metas estabelecidas. Bem diferente de Lula que passava até três meses sem se reunir com ministros. Como se vê, a mudança não será apenas de gênero, mas no estilo de gestão.” – Dilma, um estilo diferente de Lula, por Cristiana Lôbo (Portal G1 – 07/01/2011)

“A decisão da presidente [de vestir na posse uma roupa feita por uma costureira particular pouco conhecida] demonstra outras três coisas: que os celebrados estilistas nacionais não estão aptos a agradar mulheres “reais” como ela; que a política de afirmação do prestígio das grifes está muito longe de se efetivar no país; e que a indústria de moda brasileira, enfim, parece não ser um assunto significativo para a Presidência da República.” – Look da presidente põe em xeque projeto de prêt-à-porter brasileiro de prestígio, por Alcino Leite Neto (Folha de S.Paulo – 09/01/2011)

Bíblia e crucifixo são retirados do gabinete no Palácio do Planalto (Folha de S.Paulo – 09/01/2011) / Dilma tira crucifixo do gabinete. Falta o resto do país (Blog do Sakamoto – 09/01/2011) / Crucifixo retirado de gabinete pertencia a Lula, diz Planalto (Folha.com – 09/01/2011) / Cruz credo, por Hélio Schwartsman (Folha de S.Paulo – 11/01/2011)

Dilma já mudou rotina no Planalto na primeira semana como presidente (O Globo – 09/01/2011)

Novo estilo Dilma: almoço no Planalto, chá de flores e foto da filha no gabinete (O Globo – 09/01/2011)

O tempo e a hora, por Míriam Leitão (O Globo – 09/01/2011)

O paradoxo da vitória, por Rosiska Darcy de Oliveira (O Globo – 09/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas