11/08/2010 – Para Lula, homens têm de aprender a votar em mulheres (Folha/R7)

11 de agosto, 2010

(Folha de S.Paulo/R7 Notícias) Em comício em Belo Horizonte ao lado de Dilma Rousseff (PT), o presidente Lula reclamou do tratamento dado à petista em entrevista no Jornal Nacional e afirmou que o Brasil precisa de uma “mãe” que “cuide” do país.

Logo no início de seu discurso, Lula deu uma rosa para Dilma dizendo que era pela “calma e tranquilidade que teve quando foi entrevistada pelo Jornal Nacional”. Sem citar o apresentador do JN, William Bonner, o presidente disse ter esperado que, “pelo fato de ser mulher e ser candidata, que o entrevistador tivesse um pouco mais de gentileza” com Dilma.

“Presidente-mãe”

Para convencer os eleitores a votarem em uma mulher para presidente, Lula afirmou que o Brasil “ainda tem muito preconceito”, assim como tinha medo de votar nele até as eleições de 2002. “É como se a gente não confiasse em nossa mãe. Aliás, é a mulher que forma o caráter do homem”.

Lula disse que os homens têm de aprender a votar em mulheres. “O maior legado que posso deixar é não ter tido medo de indicar uma mulher para governar este país. A palavra correta é cuidar, não governar.”

Até o futebol foi usado pelo presidente para exaltar o papel da mulher e atrair apoio para a candidata petista: “Se eu fosse o Dunga, teria chamado a Marta [meia da seleção brasileira feminina de futebol] para ganhar aquela Copa”.

Negando que, caso a petista vença as eleições, ela seria apenas um “fantoche” de Lula, o presidente lembrou a fama de “durona” que é atribuída à ex-ministra: “Se tem duas mulheres que, quando ficam com a orelha vermelha, a barra pesa, é ela [Dilma] e a dona Marisa [Letícia, primeira-dama]”.

Leia na íntegra:
Lula reclama de como Dilma foi tratada no “JN” e critica tucanos (Folha de S.Paulo – 11/08/2010)
Lula e Dilma apelam para “orgulho mineiro” em comício em BH (R7 Notícias – 10/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas