12/06/2011 – Aprovação de Dilma resiste à primeira crise política

12 de junho, 2011

(Folha de S.Paulo) Segundo pesquisa Datafolha, a crise que levou à demissão do ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil) e a alta da inflação no país não tiveram impacto negativo na aprovação do governo Dilma Rousseff. Mas a pesquisa, realizada nos dias 9 e 10 de junho, aponta que a imagem pessoal da presidenta piorou e que a população está mais pessimista sobre os rumos da economia, especialmente com o comportamento da inflação.

O levantamento indica que, mesmo sem ter afetado a aprovação geral do governo, 60% dos brasileiros acham que o caso Palocci foi prejudicial para Dilma. Para 49% dos entrevistados a gestão Dilma é avaliada como ótima ou boa. No último levantamento, realizado em março, eram 47%.

folhasp12062011_pesquisadatafolhaaprovacaodilma

Outros destaques da pesquisa:

“Houve queda na avaliação de Dilma somente entre os brasileiros que têm ensino superior. Entre os que não passaram do fundamental ou do médio, a aprovação ficou estável ou aumentou.”

“Já a imagem da presidente piorou em três dos quatro aspectos pesquisados, particularmente em relação à sua capacidade de tomar decisões. A imagem de “decidida” de Dilma caiu 17 pontos, de 79% em março para 62% no levantamento de agora.”

“Houve queda também entre os que consideram Dilma “muito inteligente” (85% para 76%) e “sincera” (65% para 62%). A imagem de “autoritária” também diminuiu. Caiu de 44% para 41%.”

“Em relação à economia, houve piora generalizada nas expectativas. A queda é maior entre os mais pobres. Hoje, a maioria (51%) diz acreditar que a inflação vai continuar subindo. Em março, só 41% apostavam nisso. Houve também queda de dez pontos percentuais (de 43% para 33%) no total dos que acreditam que o poder de compra vá aumentar.”

“Apesar de a maior parte dos brasileiros achar que a economia vai melhorar (42%) ou ficar como está (37%) nos próximos meses, o índice dos que apostam em dias piores subiu de 9% para 17% nos últimos três meses.”

Leia na íntegra: Aprovação de Dilma resiste à sua primeira crise política / Maioria aprova atuação de Lula no governo (Folha de S.Paulo – 12/06/2011) 

Veja também: Análise: Cresce preocupação com crise política e economia, mas Dilma ainda tem lastro, por Mauro Paulino (Folha de S.Paulo – 12/06/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas