13/05/2010 – No quesito moda, Serra e Marina empatam na falta de senso estético, dizem estilistas (Folha)

14 de maio, 2010

(Folha de S.Paulo) O guarda-roupa dos presidenciáveis volta a ser assunto de reportagem da Folha.

“Embora distanciados pelas intenções de voto, os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) parecem estar empatados no quesito moda. Segundo o estilista Walter Rodrigues, os dois têm em comum a falta de senso estético: ‘Não vejo expressão em suas roupas’, afirma ele, que desfila no Fashion Rio.”

Segundo a Folha, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, teria sido orientada pelo presidente Lula “a adotar a sobriedade dos looks clássicos e das cores neutras”.

Para o estilista Rodrigues, José Serra transmite fragilidade no vestuário: “Seus ombros são curtos. A impressão é que, se bater um vento, ele cai. Recomendo ombros estruturados, como os do Obama [presidente dos EUA], que também é franzino”.

Já para Marina Silva (PV), Rodrigues aconselha tons claros, que confeririam menos rigidez ao seu visual e mais serenidade: “Se ela gosta de colares, poderia explorar a joalheria brasileira, que é rica e tem a ver com o tom sustentável de sua campanha”.

Na opinião do alfaiate João Carlos Camargo: “O Serra é clássico. Alinhar sua estrutura e optar por gravatas de cores alegres são armas para a candidatura”, diz ele.

“Marina precisa de roupas mais justas, que valorizem sua forma esguia. Peças folgadas e echarpes deixam-na com aspecto envelhecido. E falta cor”, diz Amir Slama, presidente da Associação Brasileira de Estilistas.

Os especialistas procurados pela Folha foram unânimes em dizer que tanto Marina como Serra não exploram a cartela de cores. “Apesar de ele acertar na maioria das vezes, deveria sair do padrão camisa azul e calça bege e trabalhar outros tons”, diz o stylist Thiago Ferraz, segundo quem o look de Marina deve ser lapidado com a variedade de tecidos orgânicos e naturais.

“O problema dos políticos é achar que o povo não os reconhece através de suas roupas, quando, na verdade, elas estão em primeiro plano”, diz Rodrigues.

Acesse essa reportagem: Distantes nas pesquisas, Serra e Marina empatam em “moda”, dizem estilistas (Folha de S.Paulo – 13/05/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas