13/11/2013 – Quarta edição da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul tem participação da SPM

13 de novembro, 2013

(Portal da SPM) Autoridades de órgãos de políticas para mulheres de países membros do Mercosul se reúnem em Caracas, na Venezuela, entre 12 e 15 de novembro.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), através da presença da secretária-executiva do órgão, Lourdes Bandeira, participa da 4ª Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher (RMAAM) do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O encontro de gestoras do bloco sul-americano acontece entre 12 e 15 de novembro, na cidade de Caracas, capital da Venezuela.

Delegações da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela — países membros do bloco e que compõem a RMAAM — discutem propostas de uma agenda regional sobre violência de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, trabalho e integração econômica. Outro ponto de debates são os projetos de cooperação internacional em apoio à implantação de políticas para as mulheres.

Lourdes Bandeira fará a intervenção oficial do Brasil na quinta-feira (14), durante uma série de apresentações dos avanços recentes em cada país, no que se refere às políticas de igualdade de gênero. A programação nos dias anteriores (12 e 13/11) inclui duas mesas técnicas que tratam de violência de gênero, trabalho e integração econômica das mulheres. No âmbito das discussões sobre violência baseada em gênero são abordadas temáticas referentes à violência doméstica e ao tráfico de mulheres com fins de exploração sexual e comercial.

A Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher (RMAAM) do Mercado Comum do Sul (Mercosul)foi criada em dezembro de 2011, de acordo com a Decisão nº 24/11 do Conselho do Mercado Comum (CMC). A RMAAM é a instância de diálogo entre as máximas autoridades de gênero dentro da estrutura institucional do Mercosul.

Campanha – No início de outubro, a SPM lançou, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a Campanha “Mercosul Livre do Tráfico de Mulheres”. A campanha é resultado da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher e representa a cooperação dos organismos nacionais de políticas para as mulheres dos países do Mercosul.

A ação traz informações sobre os principais indícios de que uma situação de tráfico pode estar ocorrendo ou vir a ocorrer, buscando alertar as mulheres em relação a oportunidades vagas e/ou suspeitas em outro país e instruir servidores públicos a reconhecer essas situações. Saiba mais.

Acesse o PDF: Quarta edição da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul tem participação da SPM (Portal da SPM, 13/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas