(Agência Câmara) Foi eleita pela bancada feminina a nova procuradora da Mulher na Câmara, a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que terá como subprocuradoras Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), Flávia Morais (PDT-GO) e Sandra Rosado (PSB-RN). Instalada em junho de 2009, a procuradoria foi criada para ser um órgão de fiscalização e defesa destinado a receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher.
Elcione Barbalho anunciou que, entre suas prioridades, está a luta para que as mulheres ocupem espaço na vida política. A procuradora disse ainda que pretende criar, com a ajuda de deputadas federais, estaduais e vereadoras, uma rede de proteção à mulher em todo o país.
Observando que, apesar de serem 52% do eleitorado, há poucas mulheres na política. “Eu acho que temos que chamar a atenção dos partidos para que nos deem as condições nesse sentido. A mulher tem dificuldades de ir atrás de dinheiro, pedir recursos, para que possa ter essa ascensão.” A deputada lembrou que a lei da cota de 30% de candidatas não é respeitada e, quando isso ocorre, é “apenas para fazer número”.
Outra prioridade da procuradora será a aplicação efetiva da Lei Maria da Penha, que pune a violência contra as mulheres.
Leia na íntegra: Nova procuradora da Mulher quer maior participação feminina na política (Agência Câmara – 15/03/2011)