16/12/2011 – Bachelet exalta liderança das mulheres nas favelas do Rio

16 de dezembro, 2011

(Terra) A diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, elogiou nesta sexta-feira no Rio de Janeiro a grande participação econômica e social das mulheres nas favelas da cidade e fez um apelo aos governos locais para que continuem trabalhando para elevar sua autonomia.

“Temos que apoiar as mulheres das favelas para que tenham maior autonomia econômica e possam se organizar e se mobilizar melhor para que sejam escutadas”, disse Bachelet no alto do morro Pavão Pavãozinho. Segundo dados oficiais, 47% dos lares dessa comunidade e da vizinha Cantagalo, encravadas entre Ipanema e Copacabana, são mantidos por mulheres.

A ex-presidente chilena, que visitou um projeto financiado pelo Fundo para Igualdade de Gênero, se reuniu em um centro cultural do Pavão Pavãozinho com líderes de diferentes favelas, que agradeceram sua sensibilidade com os problemas das mulheres e afirmaram que ela é um “espelho” no qual as adolescentes devem se inspirar.

“Está provado que o trabalho que a ONU faz aqui tem muito sentido”, declarou Bachelet antes de fazer um apelo à colaboração ao setor privado e à sociedade civil, com o propósito de que se unam às administrações públicas para trabalhar no desenvolvimento de projetos orientados ao apoio das mulheres.

A ex-presidente do Chile, que nesta sexta-feira conclui uma visita de três dias ao Brasil, antecipou um futuro “luminoso” às mulheres que residem nas favelas e fez um chamado à cooperação Sul-Sul, com o fim de aprofundar na igualdade de gênero e de direitos.

Bachelet esteve na quarta e na quinta-feira em Brasília, onde participou de uma conferência de mulheres e se reuniu com a presidente Dilma Rousseff. A agenda da ex-presidente no Rio de Janeiro termina com uma visita ao Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, que abriga tropas que foram desdobradas na Missão da ONU para a Estabilização no Haiti (Minustah).

Acesse em pdf: Bachelet exalta liderança das mulheres nas favelas do Rio (Terra – 16/12/2011)

Leia também:
Ex-presidenta do Chile visita favela no Rio como representante da ONU Mulheres (Agência Brasil – 16/12/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas