17/12/2013 – Adesão do Senado ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é regulamentada

17 de dezembro, 2013

(Agência Senado) A Comissão Diretora do Senado aprovou nesta terça-feira (17) ato que regulamenta a adesão da Casa ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. Com isso, a partir do ano que vem serão implantadas ações para conscientizar os servidores do Senado da necessidade de enfrentar os obstáculos à igualdade entre mulheres e homens e entre as pessoas de todas as raças.

A procuradora Especial da Mulher do Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), explicou que uma das primeiras medidas do programa no Senado vai ser uma pesquisa para medir a percepção dos servidores sobre a capacidade da mulher e como ela é vista como profissional. Além disso, está previsto levantamento da presença das mulheres em funções de direção no Senado. Há ainda a proposta para a dispensa do controle da jornada de trabalho para as mães em período de amamentação.

A senadora Vanessa Grazziotin disse que a discriminação contra a mulher muitas vezes é transparente em um universo como o do Senado Federal. No entanto, segundo ela, quando há uma situação real, o preconceito surge. Ela lembrou de um episódio ocorrido recentemente na Câmara dos Deputados.

– Eu pego um exemplo de uma deputada, mas que poderia ter acontecido aqui, que em uma discussão, um deputado disse: o coração tem razões, que a própria razão desconhece. Ou seja, se referindo de uma forma pejorativa sobre a vida pessoal da parlamentar – afirmou Vanessa.

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal está na sua quinta edição e é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Acesse o PDF: Adesão do Senado ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é regulamentada (Agência Senado, 17/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas