21/07/2013 – SPM anuncia publicação com resultados da pesquisa Mais Mulheres na Política

21 de julho, 2013

(Portal Vermelho) A homenagem foi proposta pela Senadora Vanessa Grazziotin e pela Deputada Federal Jô Moraes. A UBM foi fundada em 06 de agosto de 1988 no vigoroso Congresso em Salvador (BA) que contou com a participação de 1200 mulheres e que deixaram na memória para os dias atuais a necessidade de prosseguir a batalha por um país de mulheres e homens livres.

O encontro com a ministra, ocorrido na quarta-feira (10), também tratou de outros pontos como a Reforma Política, considerado pela UBM como um instrumento importante para a participação igualitária das mulheres nos espaços de poder e decisão, cuja proposta recebeu um reforço importante com a divulgação da pesquisa realizada pelo IBOPE e Instituto Patrícia Galvão e divulgada nessa terça feira (9). A pesquisa que foi apresentada na SPM, na terça-feira (2), demonstra entre diversos pontos que 71% dos entrevistados consideram a reforma política muito importante, para garantir que 50% de homens e 50% de mulheres estejam nas listas de candidaturas dos partidos. E ainda 74% dos entrevistados acreditam que só há democracia de fato com a presença de mais mulheres nos espaços de poder e de tomada de decisão.

A ministra Eleonora informou que a SPM, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado (Vanessa Grazziotin) e a coordenação da Bancada Feminina da Câmara (Jô Moraes), editarão uma cartilha com o tema mulheres na política. E que após a divulgação dos resultados da pesquisa Mais Mulheres na Política, a SPM esteve com a Ministra Presidenta do TSE, Cármen Lúcia, para falar do assunto e para pensar em estratégias para estimular as mulheres a ampliarem sua participação nos partidos políticos e nas chapas eleitorais.

Na ocasião, representantes da UBM destacaram a importância da realização de audiência do movimento feminista coma a presidenta da República, inclusive para debater a Reforma Política e o Plebiscito, tema da mais alta importância para a organização de mulheres, na medida em este tema acompanha toda a trajetória da organização.

Também foi informado à ministra que a UBM tem realizado manifestações para barrar o PL (478/2007), chamado como Estatuto do Nascituro. Este não pode ser pautado pelas causas religiosas, entendendo que o Estado no Brasil é laico. A UBM se colocou à disposição Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) para as ações em defesa da autonomia das mulheres.

Ao final, as representantes da UBM também conversaram com a Ministra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e entregaram cópia de relatório elaborado pela dirigente nacional da UBM, Luciana Bernardes, do Espirito Santo, solicitando apoio da Ministra para que o Ministério das Relações Exteriores possa intervir no caso da estrangeira de origem portuguesa – vítima de violência domestica – que precisa voltar para seu país com seus filhos.

Na avaliação das dirigentes da UBM, a audiência foi positiva, com avanços em pautas de interesse para a luta das mulheres. Estiveram presentes no encontro com a ministra a coordenadora nacional da entidade, Elza Maria Campos, Lucia Rincon, que representa a UBM no CNDM, Beatriz Helena Matté Gregory, coordenadora geral de Esportes da SPM, Valesca Leão, secretária Adjunta da Secretaria de Mulheres do Distrito Federal e Santa Alves de Oliveira, da UBM-DF.

Acesse em pdf: UBM é recebida por ministra Eleonora Menicucci (Portal Vermelho – 21/07/2013)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas