18/09/2010 – Eleição afegã tem recorde de candidatas (Folha)

19 de setembro, 2010

(Folha de S.Paulo) As eleições parlamentares deste ano no Afeganistão atraíram um número recorde de mulheres candidatas, apesar de suas campanhas terem sofrido intensas ameaças. Observadores eleitorais relatam que 90% das intimidações, muitas pelo Taleban, foram endereçadas a elas.

Do total de 2.583 candidatos, há 401 mulheres concorrendo, número cerca de 20% superior ao registrado em 2005, quando 68 mulheres foram eleitas -quatro a mais do que o mínimo exigido por lei. 

Segundo a Fundação por uma Eleição Livre e Justa do Afeganistão (Fefa), que coordena observadores eleitorais, as ameaças vêm do Taleban, de comandantes conservadores locais e clérigos e de partidários de rivais.

As ameaças são feitas por telefonemas e cartas, alertando-as para interromper suas campanhas ou sofrerão violência. As candidatas queixam-se que o governo mostrou indiferença às suas denúncias, mas mesmo assim mantiveram as candidaturas.

Saiba mais em entrevista com Nina Sudhakar, pesquisadora assistente da Iniciativa de Gênero e Construção da Paz do Instituto para a Paz dos Estados Unidos: Mulheres afegãs ainda enfrentam barreiras para participar da política (Folha.com – 18/09/2010)

Leia essa matéria na íntegra: Eleição afegã tem recorde de candidatas (Folha de S.Paulo – 18/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas