(Folha de S.Paulo) Com base na pesquisa feita após os primeiros meses de gestão de Dilma Rousseff, Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, avalia que as ações iniciais da presidenta foram mais bem recebidas pelos brasileiros do que as de qualquer outro antecessor. A aprovação das mulheres ao governo de Dilma – maior do que a dos homens – também foi destacada por Mauro Paulino. Abaixo, trechos do artigo:
“Nem mesmo Lula, no início do segundo mandato, superava a atual presidente. Mesmo com esse aval, Dilma recebe claros recados da população: saúde é o problema mais urgente, mas segurança pública, combate à corrupção e transporte são vistos como carências cruciais desse início de governo.”
“Some-se o reajuste do salário mínimo, que desagradou oito em cada dez brasileiros.
A primeira pesquisa [Datafolha] reflete a imagem pós-campanha do governante e os efeitos de seus primeiros atos tornados públicos desde a posse, principalmente aqueles com maior repercussão midiática.”
Aprovação das mulheres
“Não é por acaso que Dilma agora se sai melhor entre as mulheres. Um dos temas mais martelados até aqui foi o pioneirismo de sua posse complementado pela inclusão de mulheres em diversos cargos de governo.”
“A escolha estratégica de Ana Maria Braga e Hebe para conceder suas primeiras entrevistas na TV coroou a simbologia dos primeiros atos. Foi uma estratégia inicial de construção de imagem bem sucedida, que reverteu a persistente tendência de um apoio maior a Dilma entre os homens, observada durante a campanha.”
“Dilma não é Lula, mas os brasileiros sabem e evidenciam qual é o caminho para que ela se aproxime ou se afaste dele.”
Leia essa análise na íntegra: Brasileiros avalizam início de gestão, mas apontam desafios da presidente, por Mauro Paulino (Folha de S.Paulo – 20/03/2011)