21/02/2011 – Feministas saúdam novo momento com parlamentares (CF)

21 de fevereiro, 2011

(Congresso em Foco) Na recepção da bancada feminina, que acontece todo início de ano letivo em Brasília, as parlamentares, gestoras e ativistas dos movimentos feministas comemoraram a presença de uma mulher no Planalto e foram unânimes quanto à necessidade de muito trabalho e união para que haja avanços na legislação e nas políticas públicas em relação aos direitos das mulheres.

No encontro, Iriny Lopes, ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, destacou que o povo brasileiro começa a entender que uma mulher tem condições de dirigir o país. “(…) Isso nos dá um gás a mais. Só que isso é gás, e gás tem que ser transformado em ação, em mobilização, para que a gente possa atingir os nossos objetivos”, afirmou. 

Reforma Política e Lei Maria da Penha 

A senadora Marta Suplicy apontou a importância de as mulheres não ficarem de fora da  reforma política: “Temos que ter uma posição muito firme na questão da lista paritária, para que nós tenhamos a nossa participação nos lugares adequados na lista e no financiamento público de campanha, que é a forma da mulher ter mais facilidade de entrar na política”. 

A assessora do Cfemea – Centro Feminista de Estudos e Assessoria Kauara Rodrigues ressaltou os direitos reprodutivos das mulheres. “A Lei Maria da Penha, que é uma conquista histórica e um exemplo para outros países, também vem sendo ameaçada de retrocessos por propostas que alteram o seu teor no Legislativo e no Judiciário. A bancada feminina tem um papel fundamental de lutar pela permanência dessa lei sem alterações e de outros direitos da mulher.”

Entre as parlamentares presentes, as senadoras Marta Suplicy (PT-SP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Gleise Hoffman (PT-PR), Marinor Brito (Psol-PA) e Ana Amélia Lemos (PP-PR) e as deputadas Janete Pietá (PT-SP), Fátima Bezerra (PT-RN), Jô Moraes (PCdoB-MG), Luci Choinaki (PT-SC) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) receberam da Cfemea um documento com proposições prioritárias, temas e sugestões para a nova legislatura e ouviram as reivindicações de representantes de movimentos feministas.

Acesse a matéria completa: Feministas saúdam novo momento com parlamentares (Congresso em Foco – 21/02/2011)

Leia também a Carta Aberta da AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras) à Bancada Feminina (15/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas