24/01/2011 – As mulheres são melhores na política – e isso não é uma boa notícia (Época)

24 de janeiro, 2011

(Época) As parlamentares norte-americanas são mais eficientes do que seus colegas homens. É o que aponta um estudo que será publicado no American Journal of Political Science e que foi divulgado pela revista Newsweek.

Segundo destacou a jornalista Letícia Sorg, do Blog Mulher 7×7, “a pesquisa comparou o desempenho de legisladores e legisladoras entre 1984 e 2004 e descobriu que as mulheres:
– conseguiram mais verba para os seus estados – US$ 49 milhões a mais por ano;
– propuseram mais leis – e leis mais populares;
– apoiaram mais leis;
– conseguiram mais apoio dos colegas do que eles”.

Os autores do estudo concluíram que as habilidades das parlamentares para “negociação, definição de agenda, coalizão e tomada de decisão” foram responsáveis por essa diferença de desempenho. Mas a jornalista brasileira alerta que “o resultado da pesquisa não quer dizer que as mulheres são melhores do que os homens na política. (…) Só quer dizer que as poucas mulheres que lá estavam eram melhores do que os seus colegas. Tinham que ser melhores porque só assim conseguiriam eleger-se. A resistência dos eleitores é grande: segundo as pesquisas de opinião, um em cada cinco americanos admite abertamente que não votaria numa mulher para a presidência. O resultado é que hoje menos de 20% dos assentos do Congresso americano são ocupados por mulheres. Apenas as mega-ultra-híper-master-capacitadas e talentosas acabam chegando lá”.

Assim, um desempenho acima da média dos políticos homens não é motivo de comemoração; significa apenas que as mulheres precisam fazer um esforço muito maior do que eles para convencer o mesmo número de eleitores.

Leia na íntegra: As mulheres são melhores na política – e isso não é uma boa notícia, por Letícia Sorg (Época-blog Mulher 7×7 – 24/01/2011)

Leia também:
Why Female Politicians Are More Effective (Newsweek – 22/01/2011)
Sim, elas podem (Época – 06/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas