25/02/2011 – Banqueira de tirar o chapéu (IED)

25 de fevereiro, 2011

(IstoÉ Dinheiro/Agência Patrícia Galvão) A paranaense Alessandra França, de 25 anos, filha de um caminhoneiro e de uma costureira, criou e coordena o Banco Pérola – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que concede empréstiomos para jovens de Sorocaba, interior de São Paulo. 

Alessandra se inspirou no bengali Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz de 2006, que construiu uma rede de crédito eficiente e barata para a população carente de Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo.

O Banco Pérola possui um capital de R$ 240 mil, sendo a maior parte  de doações e R$ 100 mil,  recursos oferecidos pela Caixa Econômica Federal. Em dois anos, Alessandra concedeu empréstimos para 45 clientes, todos jovens que tenham projetos de empreendimentos pessoais em qualquer área de interesse. 

No Brasil, há outras iniciativas de bancos populares inspirados no Banco Grameen, de Yunus, como o da ONG Acreditar, em Glória do Goitá, interior de Pernambuco, que há dez anos oferece a jovens empreendedores linhas de financiamento. 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas