27/06/2012 – Procuradoria Eleitoral de SP propõe representações por descumprimento da cota para mulheres

27 de junho, 2012

(MPF/PRE-SP) Na data de hoje (27/06), a Procuradoria Regional Eleitoral protocolou no Tribunal Regional Eleitoral quatro representações por descumprimento das disposições legais sobre propaganda partidária gratuita. Em duas delas, a representação volta-se contra o desvirtuamento da propaganda; em outras duas, contra o descumprimento da cota de propaganda para mulheres.

Nas representações ajuizadas contra o Partido Verde (PV) e contra o Partido Democrático Trabalhista (PDT), a PRE-SP busca a condenação dos partidos por descumprimento da cota mínima de 10% do tempo prevista em lei para a promoção e difusão da participação política feminina na propaganda partidária gratuita, realizada por rádio ou televisão (art. 45, IV, da Lei 9.096/1995).

Já nas representações formuladas contra o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e contra o Partido Popular Socialista (PPS), a PRE-SP constatou o desvirtuamento da propaganda partidária, por descumprimento da vedação de divulgação, na propaganda partidária gratuita, de propaganda de candidatos a cargos eletivos e de defesa de interesses pessoais (art. 45, §1º, II).

A representação contra o PV foi proposta pelo Procurador Regional Eleitoral André de Carvalho Ramos. Já as representações contra o PDT, PPS e PTB foram ajuizadas pelo Procurador Regional Eleitoral Substituto Paulo Thadeu Gomes da Silva.

Estão sobrestados os procedimentos administrativos relativos à propaganda partidária gratuita de outros oito partidos, que ainda veicularão a propaganda nos próximos dias. A PRE-SP também averiguará, nestes casos, o cumprimento do artigo 45, caput e parágrafo 1º, da Lei 9.096/1995 (objetivos e vedações da propaganda partidária gratuita, inclusive quanto à promoção e difusão da participação política feminina).

Acesse em pdf: PRE-SP propõe representações por desvirtuamento da propaganda partidária gratuita e por descumprimento da cota para mulheres (MPF/PRE-SP – 27/06/2012)

Leia também: 11/06/2012 – Mulheres recebem apenas 8% dos repasses dos partidos

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas